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Publicado em: 5 novembro 2023 às 12:32 | Atualizado em: 5 novembro 2023 às 12:35

Pesquisa constata que 57% dos europeus desconhecem a relevância do Agro brasileiro

Por Douglas Ferreira com informações do CompreRural

O Agro alimenta o Brasil e parte do mundo – Foto: Reprodução

Uma pesquisa inédita realizada em quatro países europeus (França, Alemanha, Reino Unido e República Tcheca) revelou que a população europeia possui um alto grau de desconhecimento sobre o agronegócio brasileiro, apesar de o Brasil ser autossuficiente na produção de alimentos e um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Os resultados da pesquisa apontam que 57% dos entrevistados afirmaram não conhecer nada sobre o Agro brasileiro, enquanto apenas 11,2% afirmaram conhecê-lo bem.

A pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” foi conduzida pela consultora europeia de ‘Brand Value Management’, OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG. Ela buscou analisar a percepção do mercado europeu sobre o agronegócio brasileiro, com o objetivo de criar uma visão estratégica da cadeia produtiva e impulsionar o crescimento do setor no cenário internacional.

Os resultados mostram que a comunicação desempenha um papel crucial na mudança da percepção internacional sobre o agronegócio brasileiro. A pesquisa destacou a necessidade de uma narrativa mais assertiva e integrada para o setor. A comunicação eficaz pode superar o desafio do desconhecimento sobre o Brasil e destacar a grandeza e qualidade do agronegócio nacional.

José Luiz Tejon, curador de conteúdo do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio e sócio-diretor da Biomarketing, enfatizou a importância de melhorar a comunicação do agronegócio brasileiro para combater a percepção de que o Brasil é um “gigante desconhecido” no setor agrícola. Ele destacou que a comunicação deve ser baseada em fatos, transparência, rastreabilidade, certificações e casos de sucesso, envolvendo a juventude e as mulheres no diálogo global.

A pesquisa também identificou o café como um produto do agronegócio brasileiro com alta reputação nos quatro países europeus pesquisados. O desafio agora é comunicar as realidades do agronegócio brasileiro, destacando sua grandeza e seu papel vital na vida no planeta Terra.

O agronegócio brasileiro representa uma oportunidade significativa para o Brasil e o mundo. E a pesquisa destaca a importância de melhorar a comunicação para garantir que essa mensagem seja transmitida de forma eficaz.