Move Notícias

Publicado em: 7 junho 2024 às 22:09 | Atualizado em: 7 junho 2024 às 22:11

William Anders, astronauta da icônica foto 'earthrise', morre em acidente aéreo; veja vídeo!

Por Douglas Ferreira

A perda de William Anders é sentida profundamente por sua contribuição inestimável para a exploração espacial e a segurança nuclear – Foto: Reprodução

William Anders, renomado astronauta da Apollo 8 que capturou a histórica imagem da Terra vista da Lua, faleceu nesta sexta-feira (7) em um acidente aéreo nos Estados Unidos. O trágico incidente ocorreu no Estado de Washington, e vídeos do acidente estão circulando nas redes sociais.

Aos 90 anos, Anders deixou um legado significativo ao ser o autor da foto “Earthrise”, tirada durante a primeira missão que orbitou a Lua em 1968. Esta imagem tornou-se um ícone de como vemos nosso planeta.

A confirmação da sua morte veio através de seu filho, Greg Anders, que declarou à Associated Press: “Ele era um excelente piloto e será profundamente sentido por todos nós.”

O acidente envolveu um avião Beechcraft T-34 Mentor que caiu no arquipélago das Ilhas San Juan. William Anders era o único a bordo. As equipes de resgate foram prontamente enviadas, e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) está investigando as causas do acidente.

A Trajetória de William Anders

Nascido em 17 de outubro de 1933, em Hong Kong, quando ainda era um território britânico, Anders mudou-se para os Estados Unidos durante sua infância. Ele se formou em Ciência pela Academia Naval dos Estados Unidos em 1955 e, no início dos anos 60, obteve um mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea.

Iniciou sua carreira como piloto de caça no Comando de Defesa Aérea dos Estados Unidos, onde mais tarde assumiu a responsabilidade técnica por programas de proteção de reatores nucleares.

Em 1964, Anders foi selecionado pela NASA como astronauta. Dois anos depois, ele foi designado como piloto reserva da missão Gemini XI. Sua ida ao espaço se concretizou em 1968, na missão Apollo 8, que marcou a primeira órbita lunar da história. Em 1969, Anders foi escolhido como reserva da Apollo 11, a missão que realizou o primeiro pouso na Lua.

Após suas missões espaciais, entre 1969 e 1973, Anders foi Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Aeronáutica e Espaço, onde conduziu políticas de pesquisa e desenvolvimento aeroespacial. Posteriormente, ele presidiu a Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos, focando na segurança nuclear. Nos anos 70, também atuou como embaixador dos EUA na Noruega.

Com uma carreira de 26 anos dedicados ao serviço dos Estados Unidos, William Anders recebeu inúmeras condecorações e prêmios. De acordo com a NASA, ele também detinha diversos recordes mundiais de voo.

A perda de William Anders é sentida profundamente por sua contribuição inestimável para a exploração espacial e a segurança nuclear, deixando um legado que continuará a inspirar futuras gerações.

Veja o vídeo do avião caindo na água: