Move Notícias

Publicado em: 8 março 2024 às 18:45 | Atualizado em: 8 março 2024 às 18:47

Voo de Buenos Aires para Madri pousa em Natal após espanhol passar mal; passageiro morreu

Por Douglas Ferreira com informações do G1

O corpo do passageiro morto foi levado para o Serviço de Verificação de Óbitos em Natal – Foto: Reprodução

Voo procedente de Buenos Aires com destino a Madri é desviado para Natal após passageiro espanhol passar mal a bordo, vindo a óbito. O pouso de emergência ocorreu por volta das 19h no Aeroporto de Natal (São Gonçalo do Amarante a 45km de Natal), onde o avião, um Boeing 787 Dreamliner, solicitou assistência médica urgente para o passageiro, que tinha 72 anos de idade.

Segundo informações da Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto potiguar, o avião reportou uma emergência médica a bordo, levando à decisão de realizar o pouso em Natal. O incidente ocorreu durante o voo, com o passageiro sofrendo uma parada cardiorrespiratória dentro da aeronave.

Apesar dos esforços dos médicos a bordo, que tentaram reanimá-lo, não foi possível salvar o passageiro. O Aeroporto de Natal não possuía um médico disponível no momento da ocorrência, então o serviço de saúde do aeroporto acionou o Samu RN. No entanto, as UTIs móveis do Samu estavam ocupadas, e o Samu Natal foi chamado para prestar assistência.

Após a chegada da equipe médica, foi confirmado que o passageiro já havia falecido antes de receber atendimento em solo. O corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos em Natal.

A Zurich Airport Brasil esclareceu que não há uma normativa da Anac que exija a presença de um médico 24 horas no Aeroporto Internacional de Natal. A Anac, por sua vez, afirmou que a legislação estabelece requisitos de segurança operacional para aeródromos como o de Natal, incluindo a presença de ao menos uma ambulância com tripulação qualificada.

A empresa que administra o aeroporto informou que havia uma ambulância disponível no pátio durante o pouso de emergência, e a equipe de socorro do aeroporto realizou os procedimentos de atendimento indicados. No entanto, os esforços para reanimar o passageiro não tiveram sucesso.

A companhia aérea Air Europa, responsável pelo voo, não forneceu detalhes sobre o incidente, citando regulamentações de privacidade dos passageiros. A identidade do passageiro falecido não foi divulgada.