Por Douglas Ferreira
O Brasil é repleto de curiosidades inovadoras, e uma delas se destaca na capital baiana, Salvador. O Elevador Lacerda, um dos principais marcos da cidade, é pioneiro como meio de transporte de massa no mundo.
O Lacerda, é uma peça essencial para o deslocamento de pessoas entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. Desde o século XVII, o desnível geográfico da cidade apresentava desafios de locomoção, e no final do século XIX, com o crescimento urbano de Salvador, tornou-se crucial estabelecer uma ligação mais eficiente entre as partes alta e baixa da cidade.
Foi nesse contexto que entrou o empreendedor Antônio Lacerda. Ele concebeu o projeto do então chamado Elevador Hidráulico da Conceição para facilitar o deslocamento e promover a integração com o transporte público, especialmente os bondes, que eram vitais para a parte sul da cidade em expansão. O plano foi desenvolvido no âmbito familiar, onde membros da família Lacerda refinaram o projeto.
A empresa Antônio de Lacerda & Cia, posteriormente tornando-se a Companhia de Transportes Urbanos, de propriedade da família Lacerda, adquiriu os direitos de construção de linhas de transporte na encosta. As obras começaram em outubro de 1869, e em 1873, o elevador foi inaugurado. Inicialmente apelidado de “Parafuso”, o elevador foi renomeado em 1896 como Elevador Lacerda, homenageando seu idealizador e construtor, o empresário Antônio Lacerda.
Na inauguração, o Elevador tinha duas torres, sendo o primeiro elevador urbano e o mais alto do mundo, com 63 metros de altura. Para sua construção, foram necessários dois túneis na Ladeira da Montanha, um vertical para abrigar a torre e outro horizontal para dar acesso à rua. Apesar de sua inovação, a construção recebeu algumas críticas, especialmente de estrangeiros, devido à escassez de ferro, símbolo de modernidade na arquitetura da época. O elevador era movido por uma máquina a vapor, e a capacidade de carga era calculada por meio de uma balança, onde as pessoas se pesavam antes de entrar.
Em 1930, o Elevador passou por uma grande reforma, ganhando mais uma torre, duas cabines e uma passarela de aço e concreto que conecta todas as estruturas. Após as obras, a capacidade de transporte aumentou significativamente, ampliando ainda mais a circulação de passageiros. Nas décadas de 50 e 80, o Elevador foi reformado novamente e continua em pleno funcionamento, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade soteropolitana.
Em 2006, foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Patrimônio Nacional – Iphan. E você, já foi a Salvador. Então se um dia pisar naquela terra não deixe de conhecer e se transportar pelo Elevador Lacerda.