Por Douglas Ferreira
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, é um destino imperdível para os amantes da natureza e da aventura. Com suas areias brancas, dunas imponentes e lagoas de águas cristalinas, o parque oferece uma experiência única e inesquecível.
Além de uma infinidade de duras de areia branca e lagoas paradisíacas como, a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita os Lençóis oferecem uma elenco de passeios e visitações. Descer o rio Preguiças de voadeia (lancha rápida com motor de popa) ou mesmo nas tradicionais embarcações mais lentas é um espetáculo à parte.
No caminho o visitante pode contemplar florestas de manguezais, com árvores de até quarenta metros de altura ou curtir as garças e guarás ao longo do passeio. Uma parada obrigatória é a localidade Espadarte, nos pequenos Lençóis. Uma grande barraca de estrutura simples espera o turista com um cardápio à base de peixes e crustáceos.
Mais em baixo encontra-se o povoado Caburé numa estreita faixa de terra entre o Preguiças e o Mar. A Pousada do Paturi é lugar certo para um almoço merecido. A pousada oferece chalés confortáveis e uma cozinha a altura do lugar.
Do outro lado do rio estão os povoados de Mandacaru, com seu charmoso farol, a vila Bar da Hora e ainda a comunidade do Atins. Tudo isso aí pertinho e cada lugar oferece um atrativo à parte.
Mas então, qual é a melhor época do ano para visitar os Lençóis Maranhenses? A resposta depende do que você está procurando. Durante a estação chuvosa, que vai de maio a setembro, o parque atinge o seu auge de beleza, com as lagoas interdunares atingindo seu nível máximo de água. Este é o momento ideal para testemunhar as lagoas multicoloridas cercadas por dunas de areia branca, a imagem icônica dos Lençóis Maranhenses.
Conforme a estação seca avança, as lagoas começam a secar gradualmente, chegando ao seu ponto mais baixo em novembro. No entanto, é importante ressaltar que tudo isso depende do regime de chuvas do ano na região, então é sempre bom verificar as condições atuais com a administração do parque ou com os operadores de turismo locais.
Durante a estação seca, de junho a janeiro, as lagoas e rios temporários secam ou têm seu nível de água reduzido. As lagoas dão lugar a pastagens e várzeas, proporcionando uma paisagem diferente, mas igualmente fascinante. Neste período, a recreação na água é possível apenas em lagoas perenes, como a lagoa do Peixe e a lagoa da Esperança.
Independentemente da época do ano, é importante planejar sua visita com antecedência e estar preparado para as condições climáticas e de acesso. Os aeroportos mais próximos são os de São Luís do Maranhão e Parnaíba no litoral do Piauí, e as principais cidades de acesso são Paulino Neves, Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão. Ambas as cidades oferecem estrutura para hospedagem, alimentação e passeios turísticos, sendo ponto de partida para explorar as maravilhas dos Lençóis Maranhenses.