Por Wagner Albuquerque
Os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança) se tornaram elementos essenciais nas estratégias empresariais, refletindo não apenas valores éticos, mas também sendo cruciais para o sucesso a longo prazo das organizações.
Empresas que incorporam práticas sólidas de ESG não só demonstram uma cultura mais engajada, mas também se preparam melhor para enfrentar os desafios futuros, como mudanças sociais, regulatórias e de mercado, além das expectativas dos diversos stakeholders.
Essas práticas também conferem vantagens competitivas, atraindo investidores, consumidores e talentos. No Brasil, a Vivo tem se destacado como uma referência em sustentabilidade. Além de ser uma líder em telecomunicações e serviços digitais, a Vivo ocupa o primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira, pelo terceiro ano consecutivo.
A empresa é reconhecida pelo seu compromisso com a governança corporativa, capital social, modelo de negócios e inovação, além do seu comprometimento com questões ambientais e de mudanças climáticas. Renato Gasparetto, vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade da Vivo, destaca que a sustentabilidade está integrada à estratégia de negócios da empresa e à sua forte governança.
Ele enfatiza que a Vivo vai além de ser uma empresa de infraestrutura de conectividade, buscando digitalizar para aproximar e promover a inclusão social por meio da conectividade e de um amplo ecossistema de serviços digitais, especialmente nas áreas de saúde, educação e finanças. A empresa também está comprometida com a redução da pegada de carbono, adotando medidas para descarbonizar suas operações e colaborando com fornecedores e clientes para reduzir suas próprias emissões.
A Vivo também se destaca em ações sociais, como o programa “Vivo Recicle” e o apoio à educação por meio da Fundação Telefônica Vivo, além de promover a diversidade e a inclusão em sua força de trabalho. A liderança da Vivo no ISE da B3 reflete seu compromisso com a sustentabilidade e sua atuação consistente nos aspectos ambiental, social e de governança, consolidando sua posição como uma empresa líder em responsabilidade corporativa.