Move Notícias

Publicado em: 14 julho 2024 às 14:28 | Atualizado em: 14 julho 2024 às 14:28

Veja em detalhes a localização do sniper que atirou em Trump durante comício na Pensilvânia

Por Douglas Ferreira com informções Metrópoles

Trump é retirado do palco pelos agentes da segurança – Foto: Jabin Botsford/The Washington Post via Getty Images

Thomas Matthew Crooks teria se posicionado em um telhado, a mais de 100 metros de distância, para atirar contra o ex-presidente Donald Trump, que acabou ferido no incidente.

Detalhes do incidente

O ex-presidente Donald Trump precisou ser retirado do palco durante um comício de campanha no Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, neste sábado, 13 de julho de 2024. Segundo as autoridades dos Estados Unidos, Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, estava a cerca de 120 metros de Trump quando efetuou os disparos.

Crooks teria se posicionado em um telhado e aberto fogo enquanto Trump discursava. Os seguranças do ex-presidente reagiram rapidamente ao ouvir os tiros, neutralizando o atirador pouco depois.

Reação das autoridades

O atirador foi abatido pelos agentes logo após iniciar os disparos. O Serviço Secreto dos EUA encontrou com ele um fuzil AR-15, que, segundo informações do jornal The New York Times, havia sido adquirido legalmente por um parente.

Crooks não possuía antecedentes criminais e estava sem documentos no momento do ataque, o que dificultou sua identificação inicial. Ele era natural de uma cidade a 70 km de distância do local do comício de Trump.

Imagem: Reprodução

Descobertas das investigações

As autoridades descobriram que Crooks tinha filiação ao Partido Republicano, o mesmo de Trump. Além do atirador, um apoiador presente na plateia foi fatalmente atingido.

Trump sofreu apenas um ferimento superficial na orelha direita. Ele foi levado a um hospital, mas foi liberado ainda na mesma noite.

Declaração de Trump

“Fui atingido por uma bala que passou pela parte de cima da minha orelha direita. Eu sabia imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros, e imediatamente senti a bala raspando pela pele. Muito sangue se espalhou, então percebi o que estava acontecendo”, relatou Trump em suas redes sociais.

Conclusão

O ataque, que resultou em ferimentos leves para o ex-presidente Trump e a morte de um apoiador, foi rapidamente contido pelos seguranças. As investigações continuam para entender os motivos que levaram Thomas Matthew Crooks a cometer o atentado.