Por Douglas Ferreira
A Universidade de Buenos Aires (UBA) desbancou a Universidade de São Paulo (USP) e assumiu o posto de melhor instituição de ensino superior da América Latina, de acordo com a última edição do ranking QS World. A UBA, que no ano anterior estava na 95ª posição global, saltou para o 71º lugar, enquanto a USP, que tinha conquistado o 85º lugar, caiu para a 92ª posição em 2025.
No Brasil, a USP continua sendo a universidade mais bem classificada, seguida pela Unicamp (232º), UFRJ (304º) e Unesp (489º). Essas são as únicas instituições brasileiras entre as 500 melhores do mundo.
Outras universidades latino-americanas que se destacaram foram a Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), na 93ª posição, e a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na 94ª.
Pelo 13º ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) lidera o ranking global, seguido pelo Imperial College London e pela Universidade de Oxford. A Universidade de Cambridge, que estava em segundo lugar na edição anterior, caiu para a quinta posição, enquanto Harvard manteve-se na quarta.
O ranking QS World é baseado na análise de mais de 17 milhões de estudos acadêmicos e nas opiniões de 280 mil especialistas.
As 10 melhores universidades do mundo
- Massachusetts Institute of Technology (MIT)
- Imperial College London
- Universidade de Oxford
- Universidade de Harvard
- Universidade de Cambridge
- Stanford University
- California Institute of Technology (Caltech)
- ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology
- University of Chicago
- University College London (UCL)