Move Notícias

Publicado em: 17 maio 2023 às 11:50

TSE cassa mandato de Deltan Dallagnol por unânimidade

 

Deltan Dallangnol, do Podemos do Paraná, amanheceu esta quarta-feira, 17, como ex-parlamentar. Ele perdeu o mandato por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

 

A Corte cassou o registro de candidatura de Dallagnol, o que leva à perda do cargo na Câmara Federal do deputado mais votado do Paraná, nas eleições passadas. O cumprimento da medida deve ser imediato.

 

O placar da votação no TSE foi sete a zero. Os ministros Raul Araújo, Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, acompanharam o relator, ministro Benedito Gonçalves.

 

O ex-procurador da Operação Lava Jato ainda pode recorrer da cassação com embargos ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal – STF. Entretanto Dallagnol perde o mandato desde já. Os mais de 344 mil votos que ele recebeu nas urnas serão computados ao seu partido, o PR.

Quem assume o cargo no lugar de Dallagnol?

 

Com a cassação de Deltan Dallagnol assume a vaga dele na Câmara Federal o primeiro suplente Luiz Carlos Hauly, que obteve apenas 11.925 votos nas eleições de 2022. Ele é economista e professor. Já foi deputado federal por sete mandatos entre 1991 e 2019.

 

Luiz Carlos Hauly já foi também secretário estadual da Fazendo do Estado do Paraná. Como a cassação de Dallagnol tem efeito imediato Hauly pode ser empossado na Câmara nos próximos dias.

 

Por Douglas Ferreira