Por Wagner Albuquerque
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está preocupada com o cumprimento do prazo para a entrega de parte da obra da ferrovia Transnordestina até 2025. Lucas Asfor, diretor da ANTT, manifestou essa preocupação durante um painel no evento Nordeste Export, na última sexta-feira (21). No entanto, a companhia responsável pelo projeto, Transnordestina Logística, garante que o cronograma está sendo seguido.
Asfor explicou que a ANTT, através da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer), está adotando uma abordagem mais proativa no acompanhamento das obras. Ele ressaltou que não há indícios de descumprimento do cronograma até o momento, embora uma pequena parte do trecho 3 (Missão Velha-Pecém 04 e 05) tenha sido concluída, com apenas 3,33% e 1,8%, respectivamente. Essa situação gera preocupação, apesar dos esforços contínuos da concessionária.
A ANTT reconhece os desafios financeiros enfrentados pela Transnordestina Logística, incluindo a necessidade de captação de recursos públicos e privados. Conforme o aditivo do contrato firmado em 2022, a empresa tem cumprido suas obrigações. Além disso, Tufi Daher, diretor-presidente da Transnordestina Logística, solicitou que os recursos provenientes da renovação antecipada dos contratos de concessão sejam aplicados diretamente no setor ferroviário, evitando que se percam no Tesouro Nacional.
No mesmo evento, Alex Trevizan, diretor Comercial e de Operações da Transnordestina Logística, afirmou que o cronograma de investimentos, obras e entregas está em conformidade com o acordado em 2022. Ele destacou que a ANTT usa parâmetros específicos para considerar a obra concluída, além da construção da linha férrea. Problemas como passagens de nível clandestinas e cercas removidas são apontamentos que impedem a aceitação da obra pela agência.
Tufi Daher enfatizou que é papel da ANTT manter-se vigilante sobre todos os projetos de infraestrutura no Brasil. Ele tranquilizou a agência, assegurando que a empresa cumprirá seu papel e entregará a ferrovia conforme prometido. Daher mencionou a importância dos financiamentos para a conclusão do projeto e destacou que ainda aguardam um aditivo de R$ 3,6 bilhões da Sudene, além do financiamento do FDNE, de R$ 1 milhão, para prosseguir com os próximos lotes.