Por Douglas Ferreira
No Brasil, a disputa entre Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, e o ministro Alexandre de Moraes está dominando as conversas. Após ameaçar fechar o escritório do ‘X’, ex-Twitter, no Brasil, o magnata da Tesla e SpaceX lança um novo ataque neste domingo: Elon Musk pede ‘o impeachment de Moraes’, alegando que ele “traiu a Constituição”.
Por meio das redes sociais, o bilionário afirmou neste domingo (7, textualmente que Moraes deveria “renunciar ou sofrer impeachment”.
Em sua publicação, Musk ainda acusou o ministro de “trair descaradamente e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil”. Ele anunciou que em breve irá publicar tudo o que é exigido pelo ministro, alegando que tais solicitações “violam a lei brasileira”.
“No sábado (6), Elon Musk desafiou Alexandre de Moraes, afirmando que a rede social está ‘revertendo todas as restrições’ aplicadas, mesmo que isso signifique o fechamento do escritório do X no país.
Musk criticou a “censura agressiva” no Brasil, que aparentemente viola a lei e a vontade do povo brasileiro. Ele compartilhou informações divulgadas pelo jornalista Michael Shellenberger.
O empresário também questionou o porquê de “tanta censura no Brasil” em resposta a uma publicação de Moraes em janeiro, que parabenizava o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Moraes tomou várias medidas nos últimos anos em relação aos perfis de redes sociais, tanto no STF quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo a suspensão de contas de alvos de investigações, o que gerou críticas e acusações de censura ideológica draconiana e restrição à liberdade de expressão por parte de alguns brasileiros, incluindo apoiadores do ex-presidente Bolsonaro.