O triplo assassinato de médicos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é um evento trágico que ocorreu na madrugada de quinta-feira (5). Três médicos ortopedistas de São Paulo foram mortos a tiros em um quiosque, enquanto uma quarta vítima, também médico, foi socorrida e levada para uma unidade de saúde da região. Os nomes das vítimas divulgados são: Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida, Diego Ralf de Souza Bomfim e a quarta vítima é mencionada como Daniel Sonnewend Proença.
Foram efetuados pelo menos 33 disparos. Um dos assassinos ainda voltou para atirar mais em um dos médicos que ainda vivo tentava se refugiar atrás do quiosque.
A médica Tania Mann, que também participa do congresso, contou ao G1 que conhecia os médicos. “Eram colegas ótimos, maravilhosos, bons amigos, bons médicos, e foram acometidos pela violência urbana. A gente fica apavorado”, disse.
A polícia ainda não havia determinado a motivação por trás desses homicídios, mas as autoridades acreditam que se tratou de uma execução, uma vez que nada foi roubado das vítimas. As investigações estão em andamento, com a Delegacia de Homicídios da Capital – DHC, trabalhando no caso. Perícia no local, testemunhas e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para esclarecer os detalhes do crime.
Uma das vítimas, Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, é irmão da deputada Sâmia Bomfim, do PSOL/SP. Ele foi levado para o Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu aos ferimentos. Um vídeo de câmera de vigilância mostra o momento da ação, onde os criminosos chegaram ao quiosque de carro, atiraram nas vítimas e fugiram.
Os médicos estavam na cidade para participar do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, hospedados no Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, que fica próximo ao quiosque onde ocorreu o crime.
O G1 conseguiu ainda traçar o perfil do médicos:
- Daniel Sonnewend Proença: tem 32 anos e foi levado com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge com pelo menos 3 tiros. A expectativa é que ele seja transferido para uma unidade particular. Formado pela Faculdade de Medicina de Marília em 2016, ele é especialista em cirurgia ortopédica.
- Diego Ralf Bomfim: tinha 35 anos e morreu no Hospital Lourenço Jorge após ser socorrido. Era especialista em reconstrução óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ele era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim.
- Marcos de Andrade Corsato: tinha 62 anos e morreu na hora. Ele faria 63 anos na próxima semana e era diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
- Perseu Ribeiro Almeida: tinha 33 anos e fez aniversário nesta terça-feira. Ele morreu na hora. Era especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que a Polícia Federal acompanhará as investigações, especialmente devido à possibilidade de relação com a atuação de dois parlamentares federais. Ele também expressou solidariedade à deputada Sâmia e ao deputado Glauber, bem como aos familiares das vítimas. O secretário-executivo do Ministério, Ricardo Cappelli, viajará ao Rio de Janeiro para uma reunião com a direção da PF e o Governo do Estado.
Por Douglas Ferreira