Por Douglas Ferreira
O desabamento de um trecho de uma via expressa na província chinesa de Guangdong na quarta-feira (1º) resultou na trágica morte de 48 pessoas, informou a imprensa estatal nesta quinta-feira (2), enquanto continuam as operações de resgate. O colapso, causado pelas fortes chuvas das últimas semanas na região, provocou o desmoronamento de um trecho de 18 metros da estrada, entre a cidade de Meizhou e o condado de Dabu, resultando na queda de 23 veículos dentro da cratera e na encosta ao lado da estrada.
Além das vítimas fatais, 30 pessoas ficaram feridas, mas estão fora de perigo. O desastre foi classificado como “um desastre geológico natural” pelo governo, atribuído ao “impacto das chuvas persistentes” e vinculado à mudança climática. O presidente Xi Jinping ordenou prioridade “ao trabalho de resgate e tratamento dos feridos, e administrar de maneira oportuna os perigos e riscos ocultos”.
As imagens exibidas pela Televisão Central da China – CCTV, mostram máquinas escavando a encosta onde os veículos caíram, com um guindaste auxiliando na retirada dos carros danificados e transportando-os até um caminhão. Cerca de 500 profissionais foram mobilizados para a operação de resgate, enquanto as autoridades alertam para a continuidade das fortes chuvas na região até domingo, aumentando o risco de desastres geológicos.