Move Notícias

Publicado em: 27 fevereiro 2024 às 15:13 | Atualizado em: 27 fevereiro 2024 às 15:13

Traficantes piauienses usavam Mato Grosso do Sul como rota para abastecer Nordeste: Polícia Civil desarticula quadrilha

Por Douglas Ferreira

Um dos presos pela operação em Teresina – Foto: Reprodução

Uma ação coordenada pela Polícia Civil do Piauí realizou diligências para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em Teresina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O objetivo da operação, denominada ‘Rota Caipira’, era desmantelar e deter uma quadrilha que utilizava o Estado de Mato Grosso do Sul como ponto de entrada para drogas destinadas ao abastecimento de Estados no Nordeste brasileiro. Além dos mandados executados no Piauí, foram realizados três mandados em Mato Grosso do Sul, dos quais um de prisão foi efetivado em Corumbá.

Essa operação de combate ao tráfico de entorpecentes mobilizou policiais dos três Estados nesta terça-feira (27). Sob o nome de Draco 96 ‘Rota Caipira’, a ação, conduzida pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Piauí – Draco, visa o cumprimento de 18 mandados de prisão temporária e busca e apreensão.

Ao todo forma 15 prisões nos três Estados – Foto: Reprodução

Em Mato Grosso do Sul, a operação conta com o apoio do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e do Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros). Um delegado do Piauí está presente em Campo Grande para acompanhar os desdobramentos da operação no território sul-mato-grossense.

Três ordens judiciais estão sendo executadas em Corumbá, cidade situada a 428 km de Campo Grande e que faz divisa com a Bolívia, região utilizada pelos traficantes como rota de entrada da droga no Brasil. Até o momento, um indivíduo foi detido, porém a identidade dele ainda não foi divulgada.

Viaturas da Polícia Civil de MS usadas no cumprimento de mandados – Foto: Reprodução

As investigações criminais estão concentradas na apuração dos delitos de formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Durante as diligências, foram presos líderes e operadores financeiros do esquema, bem como foram apreendidos valores e bens adquiridos com os proventos ilícitos, além de documentos relacionados aos fatos sob investigação.

Prisão de Laércio Batista Pereira

O início das investigações se deu após a prisão de Laércio Batista Pereira, piauiense de 39 anos, ocorrida em outubro do ano passado no interior de São Paulo. Segundo comunicado do Draco, “A Polícia Civil do Piauí pôde identificar todo um núcleo responsável pela entrada e distribuição de drogas no país, pela via popularmente conhecida como rota caipira”.

Laércio está envolvido em diversos processos por crimes violentos e, durante sua detenção, passou a integrar uma facção criminosa originária do Estado de São Paulo. “A Polícia Civil obteve informações relevantes sobre a estrutura financeira da organização criminosa. Essa engenharia permitia o pagamento das drogas que ingressavam no país pela fronteira com a Bolívia, bem como a operacionalização logística necessária para o transporte dessas drogas até o sudeste do país e aos Estados do Nordeste, que eram os destinos finais”.

Ao todo 15 pessoas foram presas no Piauí, São Paulo e Mato Grosso do Sul, durante a Operação DRACO 96 ‘Rota Caipira’, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí nos três Estados.

A investigação foi conduzida pelo Draco do Piauí, com o apoio da SOI (Superintendência de Operações Integradas e da Polícia Civil) e assessoramento da DIPC (Diretoria de Inteligência da Polícia Civil).