Move Notícias

Publicado em: 1 abril 2024 às 13:49 | Atualizado em: 1 abril 2024 às 22:09

Tribunal de Justiça do Piauí elege quatro novos desembargadores

Por Douglas Ferreira

As quatro vagas foram abertas com as aposentadoria dos desembargadores Eulália Pinheiro, Eufrásio Alves, Edvaldo Moura e José Ribamar de Oliveira – Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – TJ/PI, anunciou hoje a renovação de quatro integrantes de seus quadros, com a eleição de quatro novos desembargadores. Três deles foram eleitos por votação do colegiado, enquanto o juiz Antonio Reis de Jesus Nolêto assume o cargo pelo critério de merecimento.

Veja abaixo como ocorreu o processo de seleção e quais desembargadores deixaram a Corte

Na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, quatro novos desembargadores foram escolhidos pelo Tribunal de Justiça, um cargo vitalício com salário de até R$ 37 mil. As quatro vagas foram abertas devido à aposentadoria dos desembargadores Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, Eufrásio Alves, Edvaldo Pereira de Moura e José Ribamar de Oliveira.

Os quatro novos integrantes do TJ/PI: Dioclécio Silva, Antonio Nolêto, Maria do Rosário de Fátima e José Vidal de Freitas Filho – Foto: Reprodução

Os eleitos foram: Dioclécio Sousa da Silva, Antônio Reis de Jesus Nollêto, José Vidal de Freitas Filho e Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias.

Dioclécio Sousa da Silva foi o primeiro a ser eleito, com 16 votos, ocupando a vaga deixada pela desembargadora Eulália Pinheiro.

Em seguida, o juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto foi escolhido para o lugar do desembargador José Ribamar Oliveira, por critério de antiguidade, devido aos seus 38 anos dedicados à magistratura piauiense.

A eleição de José Vidal de Freitas Filho foi uma das mais celebradas – Foto: Reprodução

O terceiro eleito foi o juiz José Vidal de Freitas Filho, preenchendo a vaga deixada por Eufrásio Alves. Durante a votação, os desembargadores elogiaram o trabalho de Vital na vara de execuções penais, com destaque para o prêmio Inovare recebido do Conselho Nacional de Justiça – CNJ em 2017.

A quarta vaga foi ocupada pela magistrada Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias, substituindo Edvaldo Pereira de Moura pelo critério de antiguidade.

Treze juízes competiram pelas vagas com base em critérios de produtividade, participação em cursos e presteza. As vagas foram preenchidas por mérito e antiguidade.