Move Notícias

Publicado em: 4 agosto 2023 às 10:16 | Atualizado em: 4 agosto 2023 às 10:19

Termina neste sábado (5) prazo para trabalhador sacar o PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal – CEF, encerra neste sábado, 5, o período de liberação do dinheiro esquecido do PIS/Pasep, num total de quase R$ 25 bilhões em benefícios a serem disponibilizados. Mais de 10 milhões de trabalhadores têm o direito de receber esse recurso.

Os valores do PIS/Pasep são destinados aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidores públicos entre os anos de 1971 e 1988, e que ainda não realizaram o saque das cotas a que têm direito.

Para verificar se está incluído nesse grupo, o trabalhador deve consultar o aplicativo do FGTS. Nele, será possível verificar se há saldo disponível para saque. A informação estará na tela principal do aplicativo. O trabalhador poderá solicitar o saque caso haja valores a serem retirados.

A liberação dos saques teve início em 7 de junho, e à época a Caixa divulgou que mais de 10,5 milhões de trabalhadores possuíam saldo disponível para saque. No entanto, até o final daquele mês, apenas 500 mil pagamentos foram efetuados, totalizando R$ 745 milhões.

É importante ressaltar que, caso os valores não sejam sacados até o prazo estipulado, ou seja, até este sábado, o montante será transferido para o Tesouro Nacional. Contudo, os interessados ainda poderão solicitar o seu dinheiro à União, e terão um prazo de até cinco anos para fazer o pedido e efetuar o saque dos valores a que têm direito. Portanto, é fundamental que os trabalhadores que se enquadram nesse perfil fiquem atentos ao prazo final estabelecido pela Caixa, a fim de garantir o acesso aos recursos disponíveis no PIS/Pasep.

Redação Move Notícias