Por Wagner Albuquerque
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), identificou um aumento nos casos de Covid-19 a partir da Semana Epidemiológica Nº 47, iniciada em 19/11/23. Diante desse incremento, a FMS faz um alerta à população para reforçar os cuidados com a doença, mantendo especialmente a vacinação em dia.
Somente nas últimas três semanas, foram confirmados 110 casos por meio de teste rápido de antígeno para a Covid-19. “Até a presente atualização, o aumento nos casos positivos não resultou em casos graves ou óbitos de residentes de Teresina“, informa Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.
No último fim de semana, foram registrados três óbitos de pacientes que não moravam em Teresina e vieram para se tratar na capital piauiense e que estavam com Covid-19. Destes, dois eram moradores do interior do estado (das cidades de Elesbão Veloso e Campo Grande do Piauí), e um era do município de Bom Lugar, no Maranhão. Em todos os casos, os pacientes apresentavam outras doenças graves.
É importante destacar que os pacientes faleceram após serem diagnosticados com a Covid-19, e as investigações estão em andamento para verificar se a causa do óbito foi, de fato, atribuída à Covid-19. Isso se deve ao fato de que todos eles apresentavam outras condições graves de saúde em simultâneo com a COVID-19.
Walfrido Salmito destaca a importância dos cuidados para prevenir o contágio da Covid-19. “Solicitamos que, se estiver com sintomas gripais, utilize máscara para evitar a transmissão a outras pessoas. Além disso, é fundamental manter a vacinação contra a Covid-19 atualizada“, afirma o diretor.
A equipe jornalística do MOVE conversou com a enfermeira Emanuelle Dias Mendes, que coordena a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Teresina, e ela informou que as pessoas podem procurar as UBS de toda a capital Teresina em busca de vacinação. Está sendo disponibilizada a vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses.
Além disso, é importante ressaltar que os testes não estão disponíveis para qualquer pessoa. Para realizar testes nas UBS, o paciente passa por uma triagem, e o teste só será realizado após aprovação.
Crise na oferta de testes e elevação nos preços de itens de proteção em Teresina
A equipe de jornalismo do MOVE realizou um levantamento em mais de 11 farmácias em toda a capital de Teresina e constatou que já há falta de testes para Covid-19 disponíveis para venda. Além disso, os preços de itens essenciais de proteção, como máscaras e álcool em gel, estão em elevação, gerando preocupação entre os moradores da cidade.
Em uma visita a um dos centros de vacinação mais procurados da capital, localizado no Teresina Shopping, a equipe observou uma mudança significativa na dinâmica do local. Anteriormente, o centro experimentava um fluxo mais tranquilo durante a semana. No entanto, agora, o aumento exponencial na procura por vacinas tem alterado essa dinâmica, transformando o que antes era um local relativamente vazio em um ponto de grande movimentação.
A escassez de testes para Covid-19 nas farmácias sinaliza um desafio enfrentado pela população em meio à crescente preocupação com a disseminação do vírus. A elevação nos preços de itens de proteção pessoal adiciona uma camada extra de dificuldade, tornando esses produtos menos acessíveis para muitos cidadãos.
A equipe do MOVE continuará monitorando a situação de perto e buscará esclarecimentos das autoridades de saúde e governamentais sobre as medidas que estão sendo adotadas para resolver esses problemas e garantir a segurança da população durante esse período crítico.