Move Notícias

Publicado em: 15 março 2024 às 09:46 | Atualizado em: 15 março 2024 às 15:56

Tecnologia de levitação magnética: Startup italiana revoluciona transporte ferroviário com trem flutuante

Por Douglas Ferreira

A tecnologia da Ironlev pode ser aplicada inclusive em linhas férreas antigas – Foto: Reprodução

Os avanços tecnológicos têm transformado diversos setores da vida moderna, e o transporte de passageiros e carga não fica de fora dessa revolução. Uma startup italiana está inovando ao desenvolver um trem capaz de levitar em qualquer tipo de trilho, introduzindo assim uma nova era para os sistemas ferroviários.

A IronLev, empresa responsável pela criação, apresentou uma tecnologia de levitação magnética que pode ser implantada em linhas ferroviárias existentes, inclusive nas mais antigas. Esse sistema permite que um protótipo de trem flutue ao longo de trilhos próximos à cidade de Veneza, alcançando uma velocidade máxima de 70 km/h em um trajeto de dois quilômetros. Surpreendentemente, não foram necessárias alterações na infraestrutura pré-existente.

A empresa divulgou um vídeo no YouTube mostrando o trem flutuante em ação, destacando a aplicação prática da tecnologia de levitação magnética nos trilhos em operação. Essa inovação visa não apenas melhorar a eficiência dos trens, mas também reduzir ruídos, vibrações e até mesmo a poluição do ar.

A levitação magnética funciona à base de eletricidade, possibilitando viagens rápidas e ecológicas. Essa tecnologia permite que os veículos se desloquem sobre uma fina camada de ar, eliminando assim a emissão de carbono sem comprometer o desempenho.

Entretanto, é importante ressaltar que a implementação em larga escala ainda enfrenta desafios, principalmente devido ao alto custo. Atualmente, existem apenas seis modelos de trem de levitação magnética em funcionamento no mundo, localizados principalmente na China, Coreia do Sul e Japão. O preço para construir novas linhas de levitação magnética, como em Xangai, por exemplo, gira em torno de US$ 60 milhões para cada 1,6 quilômetro.

Apesar disso, com a possibilidade de aplicação da tecnologia da IronLev em malhas ferroviárias já existentes, espera-se uma redução nos custos ao longo do tempo, além de um impacto positivo na redução da poluição ambiental.