Por Douglas Ferreira com informações do DP
Não há dúvidas de que a oposição ao presidente Lula da Silva terá um papel significativo nas próximas eleições presidenciais. Com a exclusão técnica de Bolsonaro da disputa, nomes como Michelle Bolsonaro e Tarcísio Gomes de Freitas despontam com destaque em pesquisas realizadas pelo Paraná Pesquisa. Curiosamente, Tarcísio apresenta um potencial de votos ainda maior do que Michelle.
Uma das vantagens de Tarcísio é sua posição atual no poder, como governador de São Paulo, onde vem realizando uma gestão impactante o Estado e seus habitantes. Com posicionamentos firmes, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana, construção de obras estruturantes e, sobretudo, ao combate ao crime organizado, Tarcísio vem naturalmente consolidando sua carreira política.
Não é atoa que o governador desponta como o candidato de oposição com maior potencial eleitoral contra o presidente Lula (PT) em uma possível disputa pelo Planalto em 2026. Segundo o Paraná Pesquisas, Tarcísio possui uma rejeição menor que Michelle Bolsonaro (36,6% contra 47,6%) e, no quesito “poderia votar”, já apresenta um empate técnico com a ex-primeira-dama (44,3% contra 46,1%).
Entretanto, é importante notar que enquanto apenas 2,7% dos eleitores afirmam não conhecer o suficiente sobre Michelle para opinar, esse número sobe para 14,1% no caso de Tarcísio.
No que diz respeito à certeza do voto, Lula registra 28,6% dos eleitores que votariam nele “com certeza”, enquanto Bolsonaro conta com 26,4%. Tarcísio possui 3,5% nesse quesito, e Michelle, 2,7%.
Já em relação à rejeição, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados: 46,9% dos entrevistados afirmam que não votariam “de jeito nenhum” no petista, enquanto 47,8% dizem o mesmo sobre o ex-presidente.
Mas, o fato é que a eleição presidencial só deve acontecer em 2026. Até lá o cenário político vai mudar. Lula precisa apresentar resultado positivo em sua gestão; Bolsonaro obter vitória nos tribunais e Michelle e Tarcísio crescer nas pesquisas de opinião.