Move Notícias

Publicado em: 23 fevereiro 2024 às 13:23 | Atualizado em: 24 fevereiro 2024 às 11:54

Submarino misterioso encontrado por pescadores no Pará pode ter sido usado no tráfico de drogas

Por Douglas Ferreira

Polícia Federal foi acionada e abriu investigação para apurar o caso – Foto: Reprodução

O aparecimento de um submarino caseiro encontrado na Amazônia ainda é um enigma para os pescadores que o descobriram, para a população do ribeirinha e até mesmo para a Polícia Federal. A embarcação foi achada por pescadores no município de São Caetano de Odivelas, no Estado do Pará.

A Polícia Federal foi notificada, entrou em ação, resgatou a embarcação e iniciou uma investigação sobre o submarino misterioso. Em uma primeira varredura realizada pela PF, não foram encontrados indícios de atividades ilícitas dentro do submarino. No entanto, esse tipo de embarcação foi utilizado num passado recente para o transporte de drogas na região.

Em dezembro de 2020, foi apreendido um Narcossubmarino com R$ 600 milhões em drogas. O caso foi amplamente divulgado na mídia e ganhou reportagem no programa Fantástico da Rede Globo. O repórter Leonardo Monteiro trouxe os bastidores de uma operação que mobilizou cinco países para capturar os criminosos e resultou na apreensão inédita do submarino que transportava 152 fardos e aproximadamente 3 mil quilos de cocaína.

A Polícia Federal anunciou nesta sexta-feira, 23, que abriu um inquérito para investigar o submarino encontrado na quarta-feira, 21. A embarcação estava sem o motor e sem o tanque de combustível.

Após receberem uma denúncia feita por pescadores que navegavam próximo à costa da cidade, as autoridades de segurança mobilizaram uma operação para localizar e apreender a embarcação, conforme explicou o secretário de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luciano de Oliveira.

O Submarino foi encontrado por pescadores – Foto: Reprodução

“Os pescadores tentaram rebocar a embarcação até a costa, porém não tiveram sucesso. Diante disso, eles entraram em contato com as forças de segurança, e, a partir daí, uma operação integrada envolvendo equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros foi realizada para localizar e apreender a embarcação”, detalhou Luciano de Oliveira.

O submarino foi levado para o município de Vigia, também no Estado do Pará, onde será submetido a procedimentos administrativos relativos à parte náutica.

Outro caso de Narcosubmarino

A Marinha da Colômbia anunciou a descoberta, em março de 2023, de um submarino à deriva em suas águas no Oceano Pacífico, carregando um total de 2,6 toneladas de cloridrato de cocaína.

De acordo com os militares colombianos, a embarcação subaquática possui aproximadamente 15 metros de comprimento e 2,5 metros de largura. No momento da descoberta, o submarino estava enfrentando problemas com a entrada de água em seu interior.

Além da carga de drogas, as autoridades encontraram dois corpos e duas pessoas vivas, porém em estado de saúde delicado. Os dois sobreviventes receberam tratamento médico no local e foram posteriormente transferidos para um navio.

A Marinha relatou que ocorreu um vazamento de gases tóxicos provenientes do combustível do submarino, contaminando o ambiente interno da embarcação.