Por Carlos Rubem
Trinta dias atrás, mais ou menos, houve um mal entendido entre mim e a tia Amália, 99 anos – está chegando o seu centenário de nascimento (10.09.2023).
Quando a dita anciã me viu sobraçando “A Cidade e sua Arquitetura”, de autoria do imortal da Academia Piauiense de Letra – APL, Valdeci Cavalcante, que exerce a presidência da Fecomércio/PI, achou que eu lhe trouxera a vistosa publicação, a qual versa sobre o patrimônio físico e imaterial de Parnaíba, seu torrão natal.
Para que não se decepcionasse, entreguei-lhe a aludida obra dizendo — mentirinha — que o autor havia lhe enviado tal presente. — Veio acompanhada de uma dedicatória, indagou-me. Desconversei.
Ao tomar conhecimento do fato acima narrado, o Dr. Valdeci me disse que iria, através da gerente do Hotel do SESC local, Denise Barros, mandar um exemplar da referida obra para tia Amália, com uma dedicatória.
Muito metódica, disciplinada, depois do café da manhã, a tia Amália vai dar “expediente” em sua biblioteca, diariamente. Ledora voraz. Escrevinhadora infatigável.
Além de mandar comprar, ganha muitos livros como mimo. Só gosta de ler uma publicação quando termina outra. Com caneta, faz diversas marcações, comentários de rodapé.
Anda, agora, muito encabulada porque escalou “Eu sou Malala” para ler, mas o livro tomou asa de cima do seu birô. Especula qual o sobrinho que o tenha afanado. Toda hora fala neste assunto, protesta!
Ontem (23.06.2023), a emissária do Dr. Valdeci foi entregar-lhe a citada obra. Encontrou a tia Amália no jardim de sua vivenda, em meio a decoração junina, lendo a contracapa da boneca do livro “Nogueira Tapety – Vida e Obra”, que se encontra no prelo, patrocinado pela Fecomércio e Amostragem, empresa de pesquisa de opinião pública.
Ao folhear a rica publicação, foi logo lendo em voz alta o seguinte oferecimento: “À Divina Mestra e nobre oeirense Profª. Amália Campos, com um cordial e fraterno abraço do Valdeci The, 20.Jun.2023”.
Ficou enternecida com a lembrança. Agradeceu a benevolência, o sublime gesto, do escriba em tela.