Move Notícias

Publicado em: 14 janeiro 2024 às 21:00

Sonoturismo: A onda agora é viajar para dormir e recarregar as energias!

Por Douglas Ferreira com informações CBN

Turismo apenas para descansar, dormir, tem crescido no Brasil – Foto: Pixabay

A tradicional pergunta que fazemos a alguém que acaba de retornar de suas férias agora pode ter uma resposta inusitada: “Sim. Aproveitei bem, passei o tempo todo na cama, dormindo”. A crescente tendência de viajar para descansar, ou mais precisamente, para dormir, está ganhando popularidade, e essa abordagem tem até um nome: Sonoturismo. Sim, a viagem dos sonhos agora é a viagem do sono, uma resposta à agitação das grandes cidades.

Entenda mais sobre esse novo estilo de turismo:

Longe de priorizar itinerários turísticos tradicionais, muitas pessoas estão escolhendo seus destinos de férias com o objetivo de relaxar e, literalmente, dormir, “matar o sono”.

Enquanto muitos optam por conhecer lugares novos, fazer trilhas, aproveitar a praia e visitar pontos turísticos, há quem escolha viajar justamente para não fazer nada. Apenas para descansar, ou melhor, para dormir!

Em meio à vida agitada, o número de pessoas que buscam aproveitar as férias para uma boa noite de sono tem aumentado. Esses turistas investem em hospedagens com isolamento acústico, camas tecnologicamente avançadas e travesseiros especiais para garantir o merecido descanso.

Pessoas como Vanessa Benevides, farmacêutica e mãe, optam por destinos como o Vale do Capão, na Bahia, não para se aventurarem, mas para colocarem o sono em dia.

Diego Jones, também farmacêutico, passou a escolher esse tipo de serviço após ser diagnosticado com ‘burnout’, viajando agora não para representar sua empresa semanalmente, mas para dormir e aproveitar os quartos de hotel.

Esse chamado “turismo do sono” tem levado empresas brasileiras a investir em serviços que proporcionem mais conforto àqueles que buscam apenas descansar. Embora não haja números nacionais específicos sobre esse serviço, em São Paulo, por exemplo, houve um aumento de quase 30% nesse tipo de hospedagem, de acordo com a Fecomércio.

Empresas, como a Rede Vitória Hotéis, estão adaptando suas ofertas para atender a essa demanda crescente. Suítes específicas para descanso são equipadas com camas que chegam a custar R$ 20 mil, travesseiros de múltiplas camadas e iluminação diferenciada, além de um enxoval luxuoso.

O turismo do sono é um nicho em ascensão globalmente, sendo procurado por hotéis, pousadas premium e Airbnb especiais que desejam oferecer ambientes para que os hóspedes tenham uma experiência de sono mais confortável.

Assim, independentemente do destino, sempre haverá um lugar especial para… dormir!