Move Notícias

Publicado em: 2 fevereiro 2024 às 14:15

Soja brasileira com preços baixo conquista encomenda surpresa dos EUA; entenda

Por Wagner Albuquerque com informações de Bloomberg News

Com preços baixos, a soja do Brasil conquistou até o mercado americano, que ainda tem muita oferta da colheita recente. A Bloomberg News apurou com fontes ligadas ao negócio que a Perdue Farms, empresa de frangos dos EUA, comprou três cargas do grão.

O negócio à vista pegou os operadores de surpresa. Os carregamentos devem chegar quando os EUA, que também são grandes produtores de soja junto com o Brasil, acabaram de colher. Se as compras forem mesmo entregues nos EUA, serão as primeiras importações de soja brasileira no início do ano desde 2019.

Os EUA só importaram soja do Brasil em janeiro ou fevereiro em três anos: 2019, 2009 e 2004. Isso indica que a safra do Brasil está melhor do que se esperava, após a seca que afetou algumas áreas do país. Agora, a previsão é que a produção seja a segunda maior da história. Por isso, a soja do Brasil está com um desconto de mais de US$ 1 por bushel em relação aos futuros em Chicago, segundo dados da Commodity3.

Soja brasileira tem sido vendida com desconto. Imagem: Reprodução.

A soja embarcada nos portos do sul dos EUA está com um prêmio de US$ 0,53. As fontes, que não quiseram se identificar, disseram que os carregamentos brasileiros devem ser entregues na Costa Leste dos EUA no mês que vem. Eles sairão dos portos de Santarém, Barcarena e Itacoatiara, na Amazônia, disse uma delas. Os compradores nesta região dos EUA costumam recorrer à soja do Brasil quando os estoques diminuem no meio do ano, mas importações no começo do ano são muito raras, já que ainda há muita soja disponível.