Que o site do Departamento de Trânsito do Piauí – Detran, nunca funcionou a contento isso a gente já sabe. A questão é que com o site fora do ar, constantemente, ou ainda no ar, mas apresentando inconsistência, a vida de quem precisa dos serviços nos cartórios, fica a “ver navio”.
Foi como ficou, a enfermeira Leidiana Nunes, na tarde desta terça-feira, 11. Ela acaba de comprar um veículo usado e não consegue fazer o trâmite de transferência do DUT Eletrônico no cartório. Motivo: “Instabilidade” no sistema. É o que informa a plaqueta no cartório Naila Bucar, na Avenida Lindolfo Monteiro, no Jóquei.
“Isso é um absurdo. O Detran sempre teve essa fama, mas eu nunca tinha passado por isso. É lamentável, a gente já paga tão caro por tudo: IPVA, taxa de transferência, vistoria. A gente merece um sistema mais funcional”, desabafou a enfermeira.
Mas, e quando o sistema do Detran será normalizado? No cartório, ninguém soube responder. “Eles já foram informados, mas não nos deram nenhum prazo”, falou o atendente.
Não foi difícil encontrar pessoas indignadas com esse problema crônico do Detran do Piauí. Logo na entrada as pessoas interessadas na transferência do DUT Eletrônico eram informadas pela plaqueta na coluna e pelo funcionário de que o sistema não estava funcionando.
“Até quando o governo do Piauí vai nos tratar assim. É muita ingerência, justo no órgão que mais arrecada para o Estado. O que fazem com tanto dinheiro?”, questiona o servidor público João Queiroz.
Até o final dessa reportagem tentamos contado com o Detran/PI mas sem sucesso. Tentamos com a assessoria de imprensa e também no gabinete do presidente, mas ninguém atendeu.
Só depois nos demos conta que o expediente ao público no órgão só funciona no período da manhã. E já são 15h47. Desde já asseguramos o direito de resposta do Detran para que se pronuncie e explique a situação.
Por Douglas Ferreira