No último sábado, o Sindicato da Construção Civil – SindusCon, promoveu um painel de discussão focado no tema da moradia. O evento ocorreu no Centro de Convenções de Teresina e marcou o início da tão aguardada Feira More Bem, que tem como foco a comercialização de casas residenciais e é fruto de uma colaboração entre imobiliárias, empresas da construção civil, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí- Crea/PI, e a Caixa Econômica Federal.
O presidente do SindusCon, o empresário Guilherme Fortes, liderou o painel e compartilhou as perspectivas e esforços do setor da construção civil para continuar construindo e realizar o “sonho da casa própria do piauiense”. O evento reuniu diversas personalidades de destaque, como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva, deputado estadual Henrique Pires, o presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional – ADH, Carlos Edilson, secretário estadual de Planejamento Washington Bonfim, que apresentou os projetos do governo Rafael Fonteles relacionados ao setor da construção como um todo.
Durante o debate, o deputado Franzé Silva relembrou do Feirão do Servidor que foi realizado quando ele ocupava o cargo de secretário estadual de Administração. Ele enfatizou “a importância desse evento para os servidores estaduais” e ressaltou seu compromisso “em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento do Estado”. Franzé destacou ainda que “qualquer proposta ou projeto de lei do governo voltado para o progresso do Piauí terá o nosso empenho e apoio na Assembleia”.
O vereador Aluísio Sampaio também expressou seu apoio à retomada da construção de grandes obras na cidade de Teresina. Ele ressaltou que “a construção de empreendimentos na cidade requer autorização do município e assegurou que ele e outros membros da Câmara Municipal trabalharão para aprovar leis que facilitem o desenvolvimento da cidade”.
O presidente do SindusCon, Guilherme Fortes, agradeceu a participação de todos os envolvidos no evento e enfatizou a disposição do setor da construção civil do Piauí em “contribuir ativamente para a promoção do desenvolvimento do Estado”.
Em entrevista ao Move Notícias Guilherme Fortes disse que, “este evento faz um diagnóstico do setor e como estamos a construção civil no Piauí, seus números, geração de empregos, geração de negócios e encaminhamento de soluções. Nas jornadas, no workshop, nós temos aqui diversas soluções para a construção civil. E a interligação com o governo do Estado, com a prefeitura, com o Tribunal de Justiça, porque a construção civil permeia tanto a população quanto as entidades. É uma união de forças com o objetivo único de atingir a meta do FGTS no Estado, hoje o Piauí, não consegue usar todas as verbas para habitação no Estado. E essa união é para esse objetivo, usar todas as verbas para habitação no Estado”.
O painel não apenas ofereceu um espaço para discussões construtivas sobre moradia e desenvolvimento, mas também reforçou a importância da colaboração entre diversos setores para alcançar objetivos coletivos de progresso e bem-estar social. A Feira More Bem foi bastante movimentada no sábado e prossegue neste domingo, 20.
Por Douglas Ferreira