Por Wagner Albuquerque
Pela primeira vez, o topo da lista anual da consultoria Henley & Partners, sediada em Londres, é compartilhado por seis países, indicando os passaportes mais poderosos do mundo. Poderoso, nesse contexto, significa a capacidade de viajar para o maior número de países sem a necessidade de visto.
Em 2024, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha e Singapura lideram a lista, com seus passaportes sendo aceitos por 194 países sem complicações. Finlândia, Coreia do Sul e Suécia seguem de perto, com 193 países. Áustria, Dinamarca, Islândia e Holanda completam as primeiras posições, com 192 países.
Na América Latina, o Chile mantém a liderança, ocupando a 15ª posição mundial, permitindo visitas sem visto a 177 países. Argentina (174 países) e Brasil (173 países) seguem logo abaixo. O México, na 23ª posição, não exige visto para 161 países.
Peru e Guatemala ocupam as posições 36º e 38º, respectivamente, no ranking da Henley & Partners. O Haiti tem o passaporte que permite visitar o menor número de países sem visto na região, com 55, ocupando a 87ª posição global.
É importante observar que a Henley & Partners não é a única empresa a criar índices de passaportes, e o Passaporte Index do grupo canadense Arton apresenta resultados diferentes, considerando a mobilidade, com os Emirados Árabes Unidos em primeiro lugar e a Alemanha em segundo. Sob esse critério, o Brasil ocupa a 11ª posição, ultrapassando Argentina e Chile.