A seca que atingiu o Canal do Panamá está gerando inquietação nos mercados globais, com especialistas alertando para os impactos adversos nas cadeias de suprimentos e nas compras de natal deste ano. Apesar de ser conhecido como um dos países mais chuvosos do mundo, o Panamá está enfrentando uma das estações de chuvas mais secas já registradas.
A vitalidade operacional das eclusas do Canal do Panamá, que depende da água doce, está sendo comprometida devido à escassez de chuvas substanciais. Essa situação está levando a níveis mais baixos de água e exercendo pressão sobre uma via crítica para a navegação internacional. As autoridades do canal reagiram impondo restrições ao peso dos navios e à frequência do tráfego diário.
A autoridade do Canal do Panamá anunciou recentemente a extensão dessas restrições por um período adicional de pelo menos 10 meses.
Embora, neste momento, o impacto direto nos fabricantes, varejistas e consumidores dos Estados Unidos pareça ser limitado, há uma crescente preocupação com a possibilidade de restrições mais severas.
Isso destaca mais um exemplo das vias fluviais sendo afetadas por condições climáticas adversas, resultando em atrasos no fluxo de bens essenciais. Casos anteriores incluem os níveis reduzidos dos rios Reno e Mississippi devido a secas, bem como o encalhe do navio Ever Given no Canal de Suez devido a fortes ventos e uma tempestade de areia, ocorrido há dois anos.
Seja por razões climáticas, condições meteorológicas, fatores geopolíticos ou outras circunstâncias imprevistas, qualquer aumento nos gargalos do transporte marítimo pode acarretar problemas nas redes globais de abastecimento. Essas redes têm se recuperado consideravelmente desde os distúrbios ocasionados durante a pandemia.
Janelle Griffith, líder de logística para a América do Norte da empresa de corretagem de seguros e consultoria de risco Marsh, observou: “Cerca de 80% das nossas mercadorias são transportadas por mar. Portanto, bloqueios desse tipo suscitam preocupações. E, certamente, isso repercute globalmente. Quando ocorre uma interrupção em qualquer ponto da cadeia de suprimentos, todo o restante da cadeia é automaticamente afetado”.
Redação Move Notícias