Por Douglas Ferreira
A incorporação de frutas na alimentação de qualquer indivíduo é não apenas benéfica para a saúde, mas também revigorante. De fato, esse consumo substancial impulsiona um dos principais setores da economia brasileira, o agronegócio. O Brasil se destaca tanto na produção para consumo interno quanto na exportação. Em breve, o país sediará a maior feira da América latina do setor. São Paulo terá a honra de receber a maior feira de fruticultura da América Latina.
A Fruit Attraction São Paulo está marcada para acontecer de 16 a 18 de abril de 2024, no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center. Este evento, pela primeira vez realizado no Brasil, conta com o apoio institucional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, visando impulsionar o crescimento de um dos setores mais vitais para a economia paulista.
A Fruit Attraction São Paulo é organizada pela Instituição de Feiras de Madrid (IFEMA) e Fiera Milano Brasil. Pretende-se reunir toda a comunidade envolvida com frutas e hortaliças do país. A última edição da feira ocorreu em outubro de 2023, em Madrid, Espanha, e atraiu cerca de 90 mil profissionais de 137 países, além de 1.800 empresas de todo o mundo.
Para discutir esse tema, o secretário executivo da Secretaria, Edson Fernandes, recebeu o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho. Durante o encontro, foram debatidas as oportunidades de pesquisa, inovação e tecnologia na fruticultura estadual.
A diversidade expressiva de frutas cultivadas no estado de São Paulo, somada ao constante crescimento e ao reconhecimento da qualidade dos produtos paulistas nos mercados internacionais, motivou a escolha de São Paulo como sede da Fruit Attraction para dar início ao processo de internacionalização da marca.
O setor de fruticultura alcançou um recorde de exportações em 2023, com faturamento superior a US$ 1,2 bilhão com as frutas brasileiras.
De acordo com um relatório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020 o estado de São Paulo foi o maior produtor de frutas do Brasil, respondendo por 18,11 milhões de toneladas, ou seja, 34,76% da produção nacional.
É relevante destacar que o evento contará com o apoio institucional da Secretaria para mobilizar os pequenos produtores de frutas do estado e oferecer suporte por meio dos técnicos ligados à SAA para facilitar os negócios durante a feira.
“Será uma oportunidade crucial para destacarmos a qualidade das frutas e hortaliças produzidas em São Paulo”, avalia Edson Fernandes.
Também estiveram presentes na reunião o coordenador da Assessoria Técnica, Alberto Amorim, o coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos Faria Junior, e o coordenador de Comunicação, Giuliano Lagonegro.