Por Wagner Albuquerque
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva planeja elevar o salário mínimo para R$ 1.502 em 2025, um aumento de 6,37% em relação ao valor atual. Esse ajuste segue a política de valorização que considera inflação e variação do PIB, e servirá de base para o PLDO de 2025, a ser apresentado ao Congresso na próxima segunda-feira.
Apesar de favorecer os trabalhadores, essa política de valorização coloca pressão sobre o orçamento fiscal, já que a maioria dos benefícios da Previdência está vinculada ao salário mínimo. O PLDO também definirá metas fiscais para os próximos quatro anos, com o governo adaptando as expectativas de receita diante da desaceleração econômica e medidas extraordinárias de 2024 que não se repetirão em 2025.
Essa flexibilidade nas metas fiscais é uma estratégia para equilibrar as contas públicas diante da arrecadação reduzida e das mudanças na composição do orçamento. O PLDO será divulgado pelos ministérios da Fazenda e Planejamento e Orçamento na segunda-feira, delineando o cenário econômico e fiscal para os próximos anos.