Por Douglas Ferreira
Nesta terça-feira, 16, o Ministério da Educação (MEC) divulgará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a importância do exame como porta de entrada para o ensino superior, público ou privado, surge a dúvida: como usar essas notas? Nós preparou pesquisamos e apresentamos diferentes programas, desde o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até oportunidades internacionais e nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Os resultados do Enem são cruciais em processos seletivos de instituições brasileiras públicas e privadas, além de serem referência para auxílios governamentais de financiamento de estudo. Com as notas, candidatos podem acessar o Sisu, ProUni, Fies e até concorrer a vagas em instituições de ensino no exterior, como no Enem Portugal.
Veja o cronograma Sisu:
- Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
Dentre os programas nacionais, o Sisu, que reúne vagas em instituições públicas, terá apenas uma edição anual a partir deste ano. O período de inscrições ocorre de 22 a 25 de janeiro de 2024. O ProUni, iniciado em 2004, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares. Quanto ao Fies, que financia cursos superiores não gratuitos com taxa zero de juros, ainda não teve seu cronograma de 2024 divulgado.
Para participar e tentar conseguir uma das vagas do ProUni, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação da edição anterior. Outra exigência é não ter participado do Enem na condição de treineiro.
Durante o processo para obter uma bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa da família.
No cenário internacional, estudantes brasileiros podem utilizar as notas do Enem para ingressar em instituições nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Ainda há oportunidades em universidades de Portugal, que têm convênio com o Inep, mas sem envolvimento financeiro do governo brasileiro.
Para conferir os resultados individuais do Enem, os participantes devem acessar a “Página do Participante” com o login único da plataforma gov.br. Diversos programas exigem uma média mínima de pontos, como 450 pontos na média e nota acima de zero na redação para participar do ProUni.
Além disso, é fundamental que os candidatos estejam atentos aos critérios específicos de cada programa e às datas de inscrição.