Por Douglas Ferreira
O processo de reorganização na administração do prefeito José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, na Prefeitura de Teresina, continua a movimentar as peças estratégicas. Na segunda-feira, 23, Bruno Pessoa deixou a titularidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – STRAN, sendo sucedido pelo coronel Edvaldo Marques. No mesmo dia, o deputado estadual Jeová Alencar, até então superintendente da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD Sul, solicitou sua exoneração, alegando discordâncias com a gestão de Dr. Pessoa.
O Diário Oficial do Município desta terça-feira (23) traz a exoneração de Jeová Alencar e a nomeação interina do engenheiro Juca Alves para a Superintendência. O prefeito está conduzindo uma reforma administrativa, indicando que mais mudanças expressivas na gestão podem ocorrer, seguindo a tendência já vista na área da Saúde e Secretaria de Governo.
Jeová Alencar entregou uma carta de exoneração ao prefeito, mencionando dificuldades na administração da SAAD Sul, anunciando sua pré-candidatura à Prefeitura de Teresina e destacando a permanência no partido Republicamos. Em entrevista ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, expressou descontentamento com a gestão, alegando que o prefeito está delegando a administração ao filho, João Duarte, e que se sente “engessado”.
O prefeito, por sua vez, classificou a carta como “meio nebulosa” e mencionou “outras tratativas” envolvendo o superintendente. Destacou que, ao questionar sobre a direção da gestão, Jeová Alencar não queria revelar detalhes, e ao pressionar, optou por renunciar. Dr. Pessoa destacou entretanto que a iniciativa da demissão foi de Jeová Alencar.
Essas mudanças, somadas às ocorridas na Strans e SAAD Rural, indicam uma reconfiguração significativa no primeiro escalão da Prefeitura de Teresina nos últimos dois dias. Admita ou não as mudança ocorrem na esteira das estratégias com vistas ao processo sucessório. Nova mudanças virão!