A edição deste ano do Ranking Abras, publicada pela Associação Brasileira de Supermercados (e reproduzida ao final desta matéria), chamou bastante atenção logo após sua divulgação, em abril. Não tanto pela liderança do Carrefour, que ocupa o topo da lista pelo sétimo ano consecutivo, mas pela rede que desbancou o Grupo Pão de Açúcar do terceiro lugar.
Somando R$ 24,6 bilhões de receita e um lucro líquido de R$ 1,06 bilhão em 2022, o Grupo Mateus comemora não só o crescimento de 38,5% em vendas no ano passado, mas o mais recente reflexo de um projeto de expansão acelerado nos últimos anos.
De uma mercearia de 50m² aberta na pequena cidade de Balsas (MA), em 1986, o negócio fundado e comandado pelo empresário Ilson Mateus se consolidou como uma rede de supermercados e lojas de atacado com mais de 200 unidades, 47 mil funcionários e cinco bandeiras: Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus e El Camiño – sem contar com o app de e-commerce Mateus Mais.
“Nascemos como uma empresa familiar. Ao longo do tempo, soubemos nos profissionalizar e os resultados entregues reforçaram a confiança do mercado na companhia”, disse o executivo, em entrevista à IstoÉ Dinheiro.
Além da variedade de formatos (de atacarejos ao setor eletro a lojas de vizinhança), a concentração geográfica é um traço notório do grupo – todas as suas unidades estão nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a estratégia lembra a expansão do Walmart nos Estados Unidos.
“Começou se estabelecendo em pequenas e médias cidades fora das regiões mais atraentes economicamente e depois de se tornar a principal bandeira de muitos municípios partiu para disputar espaço nas capitais com outras redes, mas já sendo uma gigante em escala”, declarou o especialista à IstoÉ Dinheiro, citando ainda a forte identificação do grupo com consumidores locais e o foco no espaço físico – outras 50 novas lojas devem ser inauguradas ainda neste ano.
Ocupando 21ª posição entre os brasileiros que integram o ranking de bilionários da revista Forbes, com uma fortuna de R$ 8,6 bilhões, Ilson Mateus já mostrou que pensa grande para o futuro do negócio: em 2020, o grupo abriu capital na bolsa de valores e captou R$ 4,63 bilhões, sendo responsável pelo maior IPO (Oferta Pública Inicial de ações, na sigla em inglês) do ano.
Ranking Abras 2023
- Grupo Carrefour: R$ 108 bilhões;
- Assaí Atacadista: R$ 59,7 bilhões;
- Grupo Mateus: R$ 24,6 bilhões;
- Grupo Pão de Açúcar: R$ 18,5 bilhões;
- Supermercados BH: R$ 14 bilhões;
- Grupo Muffato: R$ 12 bilhões;
- Grupo Pereira: R$ 11,2 bilhões;
- Cencosud Brasil: R$ 11,1 bilhões;
- Mart Minas & Dom Atacadista: R$ 8,3 bilhões; e
- DMA Distribuidora: R$ 7,6 bilhões.
(com IstoÉ Dinheiro)