Por Douglas Ferreira
No início da tarde deste domingo, 10, a Polícia Militar do Piauí localizou e recapturou o fugitivo Wagner Bezerra Lima, que escapou da Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano, na última sexta-feira, 8. Wagner Bezerra estava cumprindo pena no presídio pelo assassinato do policial militar Daniel Marcos Ferreira da Silva, no município de Paquetá, ocorrido em 2017.
Segundo o comandante Inaldo Barros, da Polícia Militar o BPM de Floriano, o fugitivo foi localizado na comunidade rural de Estrondo, na zona rural de Floriano. Wagner Bezerra conseguiu fugir, na última sexta-feira, pulando o muro da penitenciária de Vereda Grande durante o horário de banho de sol, sem ser percebido pelos agentes de plantão.
Entenda o caso:
Assassino de policial militar dentro da Delegacia de Paquetá foge da Penitenciária de Floriano
No início da tarde deste domingo, 10, a Polícia Militar encontrou o fugitivo Wagner Bezerra Lima, que escapou da Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano, na última sexta-feira, 8. Wagner estava cumprindo pena pelo assassinato do policial militar Daniel Marcos Ferreira da Silva, em Paquetá, ocorrido em 2017.
Segundo o comandante Inaldo da Polícia Militar em Floriano, o fugitivo foi localizado na comunidade rural de Estrondo, na zona rural de Floriano. Ele conseguiu fugir pulando o muro da penitenciária durante o horário de banho de sol.
Mais uma fuga de presídio é registrada no Piauí em menos de um mês. Em 19 de fevereiro 17 presos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, no Sul do Estado. Desta feita, a fuga ocorreu no presídio de Vereda Grande, no município de Floriano, na região do Médio Parnaíba. O fugitivo é um homem condenado a 30 anos de prisão pela morte de um policial militar.
Wagner Bezerra Lima foi condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato do policial Daniel Marcos Ferreira da Silva, morto dentro de uma delegacia com a própria arma. O crime aconteceu na cidade de Paquetá, no ano de 2017.
Na manhã da última sexta-feira, 8, Wagner Bezerra Lima conseguiu fugir da Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, popularmente conhecida como presídio de Vereda Grande, na PI 140, em Floriano, distante 250 km ao Sul de Teresina. Wagner foi condenado pelo assassinato de um policial militar dentro de uma delegacia de Paquetá, no ano 2017.
Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí afirmou que Wagner é o único foragido de Vereda Grande, e que os policiais estão em diligências com o objetivo recapturá-lo. A Sejus informou ainda que vai investigar as circunstâncias do fuga, porém não forneceu mais detalhes do ato.
Caso a população tenha alguma informação que possa levar ao paradeiro de Wagner foi disponibilizado o seguinte telefone (86) 99488-8133, da Administração Penitenciária, ou o 190 da PM.
O crime
No dia 11 de maio de 2017, o policial militar Daniel Marcos Ferreira da Silva foi assassinado a tiros dentro da delegacia de Paquetá, a 314 km de Teresina. O suspeito, que havia sido preso na delegacia, lutou contra o policial, tomou a arma dele e o matou a tiros.
O delegado de Floriano na época, Antônio Nilton, informou que o policial Daniel Silva, fazia parte do Grupamento da Polícia Militar. Ele estava fazendo rondas pela cidade quando encontrou o homem “em atitude suspeita” e decidiu conduzi-lo até a delegacia.
“Ao entrar no distrito, poucos minutos depois pessoas que estavam no prédio vizinho ouviram disparos e viram o sujeito saindo caminhando. Alguns populares foram até o local e encontraram o PM morto”, contou.
Confira abaixo a íntegra do comunicado da Secretaria de Justiça:
NOTA da Secretaria de Justiça do Piauí
A Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap) da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que o detento Wagner Bezerra Lima fugiu na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, a conhecida Vereda Grande, em Floriano, na manhã desta sexta-feira (8). As forças de segurança do Estado estão em diligências para a recaptura do único foragido da unidade penal. A Secretaria da Justiça abrirá procedimento para apurar as causas do ocorrido.
Para informações ou denúncias acerca do paradeiro do foragido, a população poderá ligar para o telefone (86) 994888133 ou o 190.
Por fim, uma questionamento que se faz é: diante de duas fugas em tão curto espaço de tempo, não seria a hora de da Sejus realizar uma inspeção minuciosa em todos os presídios do Piauí. Afinal, é melhor previnir que remedia.