Por Douglas Ferreira
A obra de rebaixamento da Avenida João XXIII, localizada na Ladeira do Uruguai, está prestes a ser concluída, atingindo 80% de progresso. A presença de rochas no local causou uma leve demora no processo de escavação das estacas, mas esse desafio já foi superado. De acordo com Ribamar Bastos, superintendente do DNIT/PI, em entrevista à Rádio Cidade Verde FM nesta segunda-feira, a previsão é entregar a obra à população no mês de julho deste ano.
“Estamos cerca de 80% concluídos, e nosso objetivo e planejamento é finalizar essa obra e entregá-la ao usuário no final de julho. Isso dependerá muito do período invernoso, que até o momento não tem causado impedimentos”, afirmou Ribamar Bastos.
O superintendente informou que, ao todo, serão realizadas 1.200 escavações com profundidade de até 13 metros. Após essa fase, estima-se que o rebaixamento esteja praticamente concluído.
“Já concluímos toda a drenagem dentro da escavação, não acumula mais água. Enfrentamos desafios com rochas, o que dificultou a escavação. A parte mais significativa da obra é a conclusão dessas estacas, que será finalizada neste mês de fevereiro. Atualmente, estamos com 60% da escavação concluída”, destacou o gestor.
“Estamos iniciando o processo de pavimentação interna. À medida que avançamos com a escavação, estamos aplicando a pavimentação, para que, quando a escavação for concluída, possamos iluminar e sinalizar o rebaixamento, estando pronto para ser entregue à população”, acrescentou o superintendente.
Esta obra é de fundamental importância para a mobilidade urbana de Teresina, sobretudo, para os moradores da zona Leste e Sudeste da capital. além de facilitar o acesso para que chega à cidade pela BR 343.
Além do rebaixamento da Avenida João XXIII, o DNIT também contratou um estudo de viabilidade técnica e ambiental para a realização de outras obras de mobilidade em trechos da BR 343. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos na saída para o litoral piauiense e para o Estado do Ceará.
Ribamar Bastos mencionou planos de duplicação de trechos entre Piripiri e Campo Maior, bem como a elaboração de projetos para um contorno rodoviário na cidade de Campo Maior e a duplicação de Campo Maior a Altos, cuja licitação está prevista para março deste ano.