Por Wagner Albuquerque
O presidente argentino, Javier Milei, fará sua primeira visita ao Brasil neste final de semana. Ele está programado para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Milei cancelou sua participação na cúpula do Mercosul no Paraguai, agendada para segunda-feira (8), após críticas a Lula e disputas políticas.
Aqui estão os detalhes da visita de Javier Milei ao Brasil:
- Data da visita: Milei chegará no sábado (6) e retornará à Argentina no domingo (7).
- Participação na CPAC: Ele está programado para encerrar o evento no domingo com uma palestra, conforme planejado pelo deputado Eduardo Bolsonaro, fundador da CPAC Brasil.
- Encontro com líderes: Milei não terá um encontro com Luiz Inácio Lula da Silva, como confirmado pela Casa Rosada. No entanto, está previsto um jantar com o ex-presidente Jair Bolsonaro no sábado (6).
- Razões do cancelamento na cúpula do Mercosul: A decisão de não comparecer à cúpula não está relacionada às recentes críticas a Lula, segundo o porta-voz Manuel Adorni. Ele enfatizou que diferenças ideológicas não impedem Milei de participar de eventos internacionais.
A presença de Milei na CPAC Brasil é vista como uma oportunidade de consolidar sua imagem na direita, com potencial impacto diplomático entre Brasil e Argentina.