Por Douglas Ferreira
A Toyota está pronta para o sucesso com o lançamento da nova mini Hilux, uma versão compacta de sua renomada picape, com um preço estimado de menos de R$50 mil, cerca de US$10 mil. Prevista para estar disponível em 2024, a versão final está programada para ser lançada em 2025.
Inspirada no clássico Bandeirante, o design da mini Hilux faz parte do projeto IMV0, destacando-se pela sua versatilidade. Projetada para oferecer simplicidade e praticidade, a nova picape compacta pode ser adaptada para diversas finalidades, desde plataforma de carga até food-truck e unidade móvel para recarga de veículos elétricos.
Apresentado como “Rangga” na Indonésia, o veículo possui dimensões semelhantes a modelos como Kia Bongo e Hyundai HR, medindo 4,82 metros de comprimento, 1,74 metros de largura, 2,1 metros de altura e 2,41 metros de entre-eixos, tornando-o uma opção competitiva no segmento.
O preço mais acessível pode ser atribuído, em parte, à ausência de itens de segurança como airbags e freios ABS na versão asiática, que podem não ser obrigatórios em certos mercados. No entanto, no Brasil, esses itens são mandatórios, o que pode afetar o custo de produção local.
Quanto à produção, a Toyota está considerando a planta argentina de Zárate, que já está se preparando para montar a minivan Hiace em regime CKD. Essa estratégia pode ajudar a contornar os altos impostos de importação, permitindo um preço mais competitivo no Brasil.
A escolha da Argentina, e especialmente da província de Zárate, para atrair indústrias do setor automotivo se deve à sua localização estratégica e aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo argentino. O prefeito de Zárate já se adiantou e ofereceu incentivos também para atrair a motadora da Tesla do bilionário Elon Musk.