As ações da Tupy (TUPY3), uma multinacional brasileira atuante no setor de metalurgia, experimentaram uma queda durante a sessão de negociação na Bolsa brasileira nesta segunda-feira (28). Por volta das 10h25 (horário de Brasília), os valores das ações haviam decrescido em 3,74%, chegando a R$ 25,51.
Essa movimentação ocorreu em decorrência de um comunicado relevante divulgado pela companhia na sexta-feira anterior (25), no qual a Tupy informou ao mercado a renúncia de dois membros de seu Conselho de Administração e a subsequente nomeação de novos representantes.
Uma particularidade que atraiu a atenção do mercado e gerou discussões nas redes sociais foi a seleção de Anielle Franco, atual ministra da Igualdade Racial, e Carlos Roberto Lupi, ex-ministro da Previdência Social no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esses indivíduos foram escolhidos para ocupar os lugares previamente ocupados por Carla Gaspar Primavera e Fabio Rego Ribeiro.
De acordo com o comunicado, a indicação desses novos membros partiu de um dos acionistas da Tupy, a BNDES Participações S.A. (Bndespar), que detém uma parcela de 28,2% das ações da empresa. A outra parte das ações é dividida entre a Previ (24,8%), a Trígono Capital (10,0%) e outros acionistas com mais de 5%, totalizando 36,9% da estrutura acionária.
A Tupy esclareceu que a eleição dos novos membros se deu após uma avaliação da conformidade dos candidatos com a Política de Indicação de Membros do Conselho de Administração, assim como sua aderência ao Novo Mercado e ao Estatuto Social da companhia.
A Nord Research observou que a escolha de ministros para essas posições chamou a atenção do mercado, uma vez que os indicados não possuem histórico de atuação no segmento da empresa. A análise da Nord destaca que, para a Tupy, o elemento determinante no cotidiano é sua diretoria financeira, e essas indicações muitas vezes são motivadas por considerações salariais. Portanto, é cedo para afirmar se haverá impactos significativos, positivos ou negativos.
A Guide Investimentos também ressaltou que, embora os dois ministros sejam parte do atual governo, eles não têm experiência no setor metalúrgico. A Guide enfatizou que o impacto dessa mudança é levemente negativo, considerando que o Conselho de Administração da Tupy é composto por nove membros. Portanto, as indicações em questão não detêm poder suficiente para ditar o curso da empresa, porém, há um aumento no risco de tomadas de decisões desfavoráveis.
Redação Move Notícias