Move Notícias

Publicado em: 10 janeiro 2024 às 07:30 | Atualizado em: 9 janeiro 2024 às 23:37

Quantidade de plástico na água engarrafada é 100 vezes maior do que se imaginava

Por Wagner Albuquerque

Uma nova pesquisa, divulgada em uma revista científica dos Estados Unidos nesta segunda-feira (8), revelou que a água engarrafada contém uma quantidade de fragmentos de plástico cem vezes maior do que se pensava anteriormente.

Utilizando uma técnica recentemente desenvolvida, a pesquisa identificou uma média de 240 mil fragmentos de plástico por litro em marcas populares de água engarrafada. Essa descoberta é especialmente relevante devido ao crescente interesse global nos microplásticos, que são pequenos fragmentos provenientes de fontes maiores de plástico e encontrados em diversos ambientes, incluindo água potável e alimentos.

Os riscos associados ao consumo de nanoplásticos, partículas extremamente pequenas que podem penetrar no sistema digestivo e na corrente sanguínea, levantam preocupações sobre implicações para a saúde, exigindo mais estudos nessa área.

Embora as pesquisas sobre o impacto dos nanoplásticos na saúde humana ainda sejam limitadas, estudos preliminares já relacionam o consumo dessas partículas a problemas de saúde, como anomalias reprodutivas e gástricas.

O professor Beizhan Yan, coautor do artigo e associado de pesquisa geoquímica na Universidade de Columbia, sugere considerar alternativas, como a água da torneira, se houver preocupações com os nanoplásticos na água engarrafada. No entanto, ele ressalta que o risco de desidratação pode superar os potenciais efeitos da exposição aos nanoplásticos, não desaconselhando o consumo de água engarrafada quando necessário.

É essencial lembrar que a água da torneira também contém microplásticos, embora em níveis consideravelmente mais baixos. A equipe de pesquisa pretende agora analisar a água da torneira para uma comparação mais abrangente e uma compreensão mais aprofundada das implicações para a saúde e o meio ambiente.