Move Notícias

Publicado em: 9 novembro 2022 às 21:42

Projeto leva transformação para famílias do sertão piauiense através do mel

Nos últimos anos o mel piauiense esteve no ranking de um dos insumos com maior impacto econômico e social no Piauí. Só em 2021 o mel bateu o recorde na produção com 6,8 mil toneladas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das empresas que fazem parte deste crescimento é a Wenzel’s Apicultura, que tem mais de 17 anos de mercado e vem desenvolvendo o projeto social “SerTão do Bem”, impactando a vida de diversas famílias no Estado.

 

Foi na pequena cidade de Massapê do Piauí, localizada a 377 km da capital piauiense, que o projeto desenvolveu suas primeiras atividades de capacitação da técnica de apicultura. A capacitação tem como foco beneficiar as famílias que sobrevivem da atividade agrícola no sertão piauiense. Nas capacitações são fornecidas gratuitamente roupa de apicultura e materiais de estudo, além de aulas de instrução e emissão de certificados.

 

Até o momento, o projeto já alcançou quase 200 famílias que foram beneficiadas com o aprendizado de novas técnicas para o correto cultivo de abelhas e a produção do mel, estando aliado a boas práticas sustentáveis. É o que reforça Edivaldo Sousa, que participou da capacitação. “Participar do projeto Sertão do Bem foi um prazer e um aprendizado inexplicável. Impactou positivamente na minha renda, com o dinheiro das colheitas que já fiz, investi em comprar mais caixas de abelhas para multiplicar a produção. Ganhei todos os equipamentos como macacão, fumegador, formão, botas e luvas. Hoje trabalho com a apicultura, de forma correta e com segurança”, comenta Edivaldo.

 

Recentemente, o projeto “SerTão do Bem” expandiu a atuação no Estado, como as comunidades Abóbora e Angical, o que só foi possível devido à colaboração de voluntários e participantes da Itus, uma das organizações parceiras do projeto que leva não somente transformação social, mas utiliza a evangelização como meio para agregar valor e esperança para os que mais precisam.

 

Mirelly Vislley mora em Gangorinha, interior do município de Massapê do Piauí, onde também participou do projeto e aprendeu a trabalhar extraindo o mel e a lidar com as abelhas. “Apicultura familiar é um trabalho maravilhoso, pois aqui é difícil arrumar serviço, principalmente mulher. Atualmente trabalho com a apicultura, antes eu não tinha ideia de como mexer com mel, com as abelhas. Com o projeto não só eu, mas muitas mulheres da região começaram a entender e saber trabalhar no ramo. Tivemos aulas práticas e teóricas com um professor especialista nessa área, recebemos os materiais necessários para o trabalho e foi muito gratificante”, finaliza.

 

O fundador e CEO da empresa Wenzel’s Apicultura, Thiago Gama, comenta que o projeto é uma realização muito gratificante da empresa, pois capacita e gera emprego e renda para as famílias da região. “A empresa tem 17 anos de fundação, mas não imaginaria que chegaríamos tão longe, o projeto SerTão do Bem era um desejo e que há pouco tempo foi possível tornar-se realidade e hoje já possui tantas famílias capacitadas e de tirar seu sustento mensal depois dos ensinamentos”, ressalta Thiago.

 

Arthur Feitosa, presidente do Movimento Empreender Piauí (MOVE), se orgulha da iniciativa da empresa do membro do Movimento, Thiago Gama. “É um visionário, que capacita a população e, assim, eleva o desenvolvimento do Sul do Estado, sendo que somos referência na extração de mel”, conclui.