O ano de 2024 é marcado por eleições, e muitos candidatos, especialmente aqueles que concorrem a cargos nas câmaras municipais, pela primeira vez, têm dúvidas sobre a prestação de contas. Afinal, essa responsabilidade recai sobre o partido político ou sobre o candidato? Há penalidades? Quais? Quem fiscaliza?
A partir de qual data essa prestação de contas deve ser realizada? Qual é o limite de gastos permitido para cada candidato durante a campanha eleitoral? Quem pode fazer doações? Qual é o valor máximo que a lei permite que um cidadão doe para seu candidato? As empresas podem fazer doações?
Essas questões foram discutidas em uma conversa com Ilmar Teixeira, empresário, professor e contador eleitoral com ampla experiência nessa área, durante o Business Cast desta sexta-feira, 8 de março. Ele compartilhou seus conhecimentos com o apresentador Douglas Ferreira e esclareceu as principais dúvidas dos candidatos iniciantes.
Ilmar Teixeira abordou as mudanças na legislação eleitoral, com foco especial na prestação de contas, e também falou sobre as expectativas em relação à reforma política, que pode trazer alterações significativas, como o fim da reeleição e mandato unificado de cinco anos. Mas, isso apenas para a eleição de 2026.
Portanto, se você está interessado nessas questões, não deixe de assistir ao Business Cast e ficar por dentro de informações valiosas sobre como funciona a prestação de contas dos partidos e dos candidatos. Você pode acompanhar o Business Cast aqui mesmo pelo portal ou, se preferir, pelo canal movetvweb no YouTube.
Veja o vídeo: