Move Notícias

Publicado em: 8 dezembro 2023 às 12:08 | Atualizado em: 9 dezembro 2023 às 18:57

Presidente do BC esclarece comentários sobre o fim dos aplicativos bancários com o Open Finance

Por Douglas Ferreira

Presidente do BC, Roberto Campos Neto – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revisou suas declarações recentes a respeito do possível fim dos aplicativos de bancos sob a implementação do Open Finance, um sistema que autoriza o compartilhamento de dados entre instituições financeiras. Durante o Evento Anual Drex 2023, promovido pelo BC, Campos Neto abordou o tema nesta quinta-feira (7) e esclareceu que sua declaração anterior gerou mal-entendidos.


“Outro dia dei uma declaração que criou um ruído. Eu não quis dizer que nenhum banco será prejudicado. O que eu quis dizer é que, se você [usuário] tem quatro ou cinco contas em bancos (diferentes), não faz sentido, em termos de comparabilidade e portabilidade, ter quatro ou cinco canais de entrada. Você vai puxar seus dados e escolher um lugar para comparar dados e produtos. Agora os bancos começam a competir por canal e principalidade [ser a preferência do usuário]”, esclareceu.


Anteriormente, em um evento em Chicago, Campos Neto havia afirmado que nos próximos dois anos não existiriam mais aplicativos individuais do Itaú, Bradesco ou Santander. Em vez disso, haveria um agregador que integraria todos os serviços por meio do Open Finance.

O presidente do Banco Central reconheceu que sua fala anterior foi mal interpretada por alguns atores do mercado, destacando que, apesar de o Open Finance ainda não atingir a homogeneidade ideal de dados, o objetivo é avançar em direção a um marketplace de serviços financeiros.