Por Wagner Albuquerque
A Bloomin’ Brands, empresa controladora da rede de restaurantes Outback Steakhouse, reportou um prejuízo significativo de US$ 83,9 milhões no primeiro trimestre de 2024. Os números foram divulgados hoje no relatório financeiro trimestral.
Este prejuízo contrasta com o lucro de US$ 91,3 milhões registrado no mesmo período do ano anterior, marcando uma reversão substancial. Além disso, a receita total diminuiu em 3,4% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 1,19 bilhão. Estes dados abrangem todas as operações globais da empresa, incluindo suas diversas marcas: Carrabba’s Italian Grill, Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar, Bonefish Grill, Aussie Grill restaurants e o próprio Outback Steakhouse.
No relatório, a empresa atribui a queda nas receitas principalmente a:
- menores vendas comparáveis de restaurantes, incluindo o impacto da mudança de uma semana no calendário fiscal;
- o impacto líquido do fechamento e abertura de restaurantes;
- o impacto das isenções do imposto no Brasil durante 2023.
Segundo apuração, a controladora dos restaurantes avalia saídas para deixar o negócio no Brasil. No relatório, a Companhia anunciou que está “revendo alternativas estratégicas para operações no Brasil”.
“Operações que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando a, uma possível venda das operações”.
O Conselho de Administração contratou o BofA Securities como seu consultor financeiro.
A Bloomin’ Brands possui 159 restaurantes da rede Outback no Brasil, mas também possui unidades dos restaurantes Abbraccio e Aussie Grill no Brasil. A rede chegou ao Brasil no ano de 1997, com a inauguração da primeira unidade na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A rede de restaurantes também está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania.