Move Notícias

Publicado em: 30 janeiro 2024 às 09:08 | Atualizado em: 30 janeiro 2024 às 09:10

Prefeito de Nossa Senhora de Nazaré é condenado pela Justiça Federal a devolver salários por acumular cinco cargos públicos

Por Wagner Albuquerque

José Henrique de Oliveira Alves foi condenado pela Justiça Federal do Piauí em ação de improbidade movida pelo Ministério Público Federal (MPF). A decisão determina o ressarcimento dos valores recebidos durante sua atuação como professor nos municípios de Boqueirão do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré, entre 2003 e 2011. Atual prefeito de Nossa Senhora de Nazaré, José Henrique violou a Constituição Federal ao acumular ilegalmente cinco cargos públicos.

A ação do MPF destaca que, por mais de seis anos, José Henrique acumulou os cargos de professor do Estado do Piauí, professor nos municípios de Teresina, Nossa Senhora de Nazaré e Boqueirão do Piauí, além de vereador em Nossa Senhora de Nazaré. Mesmo licenciando-se do magistério em alguns períodos para exercer o mandato de vereador, ele optou continuamente por receber seus vencimentos como professor.

Zé Henrique, prefeito de Nossa Senhora de Nazaré — Foto: Facebook/Zé Henrique

O MPF salienta que a Constituição permite a acumulação de apenas dois cargos de professor, com exercício concomitante do mandato de vereador caso haja compatibilidade de horários. Essa era a situação de José Henrique até 2002. No entanto, a partir de 2003, ele acumulou mais cargos, chegando a cinco em 2005, quando foi nomeado professor em Boqueirão do Piauí. Diante do questionamento do município, José Henrique formalizou as exonerações em 2011.

Na sentença, a Justiça Federal reconheceu o enriquecimento ilícito de José Henrique ao acumular quatro cargos de professor, configurando violação ao artigo 9º da Lei nº 8.429/92, que trata das sanções para atos de improbidade administrativa. Ele foi condenado a devolver os valores recebidos como salários durante sua ocupação dos cargos de professor de janeiro de 2003 a meados de 2011 em Boqueirão do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré.