Por Douglas Ferreira
]Na tarde desta sexta-feira (12), seis indivíduos suspeitos de participação na morte de um pai e sua filha foram conduzidos ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, da Polícia Civil do Piauí. O crime ocorreu na noite anterior, no Parque Vitória, zona Sul da capital.
Francisco Eduardo Guimarães Santos, de 24 anos, e a filha dele, a pequena Ana Heloíse Ferreira Guimarães, de apenas 4 anos, foram executados a tiros. Apesar dos esforços, a pequena Ana Heloísa não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. O pai após trocar tiros com os algozes foi alvejado e morto no local.
Os suspeitos foram detidos após a rápida identificação realizada pela polícia.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, cinco adultos e um menor estão sob custódia. O menor, que foi quem informou às autoridades sobre o ocorrido, colaborou com os detalhes do crime.
“Nós conseguimos identificar oito suspeitos, diretamente envolvidos no caso. Destes, seis foram localizados, dois são menores, e o menor declinou como aconteceu a trama. Já foram identificados os oito envolvidos, e seis estão capturados e sendo trazidos para dar explicações e a dinâmica de como aconteceu o fato”, disse.
Os suspeitos foram encaminhados ao DHPP com reforço policial devido à gravidade do caso. O suspeito de executar o crime já teria mandado de prisão em aberto por latrocínio e homicídio no Piauí. A arma utilizada no crime também foi apreendida pela políica.
Segundo relatos do comandante, os suspeitos teriam se reunido previamente para planejar a execução do crime.
O delegado Francisco Costa, o Batetta, coordenador do DHPP, revelou que três dos criminosos foram identificados e, inclusive, estacionaram o veículo a duas quadras de distância antes de seguirem a pé até a residência da vítima. O assassinato de pai e filha teria ocorrido em meio a conflitos entre facções criminosas.
Baretta enfatizou a crueldade dos criminosos ao atirarem na criança que acabara de realizava tarefas escolares e encontrava-se sentada na cama. O pai foi encontrado morto no banheiro.
O avanço das facções criminosos no Piauí parece que está fora de controle das autoridades. A cada dia um crime, uma barbaridade. Até quando?