Por Douglas Ferreira
Uma nova polêmica surge entre os Estados Unidos e a China, desta vez relacionada à coleta de dados por veículos elétricos chineses. A administração Biden levanta preocupações sobre o potencial risco à segurança nacional devido à grande quantidade de informações que esses carros estão coletando e que podem ser enviadas para a China.
A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, destacou que os carros elétricos e autônomos estão recolhendo uma vasta gama de dados, incluindo informações sobre o condutor, a localização do veículo e o ambiente ao redor. Isso levanta a questão: é prudente permitir que todos esses dados sejam enviados para Pequim?
Essas preocupações se somam a outras iniciativas em curso. A Casa Branca está elaborando uma ordem executiva independente para evitar que adversários estrangeiros tenham acesso a informações pessoais consideradas altamente sensíveis.
Desde 2019, os Estados Unidos têm imposto tarifas adicionais aos veículos elétricos provenientes da China. As autoridades americanas há muito tempo alertam sobre a ameaça à segurança representada pela China no que diz respeito aos dados, e essa nova medida pode afetar vários setores, conforme destacado no relatório.
Ruan Jiaqi, analista chinês, expressou desaprovação em relação à decisão, argumentando que as declarações de Gina Raimondo prejudicaram a reputação dos fabricantes chineses de carros elétricos. Um exemplo disso é a BYD, que encontrou sucesso na Europa e América Latina, mas optou por evitar os Estados Unidos devido às tarifas estabelecidas pela administração Trump em 2019.
Em dezembro passado, o Departamento do Tesouro dos EUA divulgou uma nova lista de diretrizes para subsídios federais, excluindo veículos com componentes de bateria fabricados ou montados por uma “entidade estrangeira de interesse” (também conhecida como China). A partir de 2025, os carros cujas baterias contenham determinados “minerais críticos” extraídos ou processados na China também não serão elegíveis para obter crédito fiscal.
Elon Musk, CEO da Tesla, recentemente comentou que os fabricantes chineses de veículos elétricos teriam uma vantagem significativa sobre os concorrentes se não fossem as barreiras comerciais existentes.