Por Douglas Ferreira
O Piauí conheceu o novo procurador-geral do Ministério Público de Contas – MPC/PI, com a nomeação de Plínio Valente Ramos Neto. A portaria oficializando a nomeação foi assinada pelo governador Rafael Fonteles nesta segunda-feira (1) e publicada no Diário Oficial do Estado – DOE.
Conforme estabelecido na portaria, Plínio Valente assumirá o cargo por um período de dois anos, a partir de 1º de junho deste ano até 31 de maio de 2026. Ele sucede a Márcio André Madeira de Vasconcelos, que ocupou a posição de 2022 a 2024.
Esta não é a primeira vez que Plínio Valente assume o cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas. Ele já exerceu essa função em 2016, quando também substituiu Márcio André.
Plínio Valente ingressou como procurador no Ministério Público de Contas do Piauí em 1998, após ser aprovado em primeiro lugar em concurso público. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília e está atualmente cursando doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).