Move Notícias

Publicado em: 11 junho 2023 às 16:23

Pintora baiana de 17 anos vai expor no expor no Museu do Louvre, em Paris

Ela só tem 17 anos e está prestes a realizar um grande sonho: expor no Museu do Louvre, em Paris. Esse é um privilégio de poucos. Um privilégio reservado aos considerados grandes das artes plásticas.

Queila Teles recebeu a surpreendente notícia recentemente: suas obras foram selecionadas para uma exposição no renomado Museu do Louvre. Vai ser em outubro deste ano. Será uma grande oportunidade para Queila, a menina simples que nasceu em Itamaraju, no sul da Bahia. Ela vai poder mostrar seu talento ao mundo.

Mas, parece que não vai ser tão fácil como ela imaginava. Para participar do evento, a Queila precisa levantar fundos para bancar os custos da viagem. E esse é o grande problema. Como conseguir dinheiro para atravessar o atlântico e expor na Cidade Luz?

 

A seleção para a exposição no Louvre

A adolescente foi ousada ao se inscrever, em 2022, para seleção dos quadros. Para conquistar o júri, Queila apostou na natureza. Os dois quadros selecionados retratam a rica flora e fauna brasileiras e já foram enviadas para a França.

 

O apoio de amigos e familiares

Os amigos, sobretudo os que convivem de perto com a jovem pintora baiana, reconhece o seu talento. Entendem a importância dessa exposição no Louvre.

“Ela vai expor no subsolo, onde está a Monalisa. É algo que nos deixa sem palavras. Queila vai representar não só Itamaraju, não só a Bahia, mas o Brasil inteiro”, afirmou Naman Falcão, amigo de Queila.

Ao saber da seleção Queila passou a divulgar a “boa nova”, nas redes sociais e entre amigos. Mas, relatou também as dificuldades e estar presente ao evento. Muitos se emocionam com a conquista e lamentam a falta de condições da artista em participar da exposição. O fato é que até o momento, ainda não é certo se ela vai ter condições de viajar à França.

Amigos e familiares de Queila não escondem o orgulho que sentem por conhecer alguém que terá suas telas expostas no mesmo espaço onde se encontra a icônica Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

A paixão pela pintura

Ainda criança, Queila Teles manifestou paixão pelo desenho em papel. Foi a mãe dela que a incentivou a transferir seus rabiscos para a tela, utilizando tinta e pincel. Com aulas e muito treino, ela desenvolveu habilidades notáveis em técnicas de óleo sobre tela. Logo, começou a participou de concursos locais em Itamaraju.

Além de dedicar-se ao pintar os quadros, Queila também ministra cursos e aulas particulares de pintura. Através das redes sociais ela compartilha o processo de criação de suas obras e oferecer dicas de desenho aos seus seguidores.

A exposição no Museu do Louvre é uma oportunidade única para Queila Teles mostrar seu talento ao mundo e promover a cultura brasileira por meio de suas belas pinturas. Agora, a jovem aguarda com esperança que pessoas generosas possam ajudá-la a superar os desafios financeiros e tornar seu sonho realidade.

Quanta falta faz um mecena (pessoas ricas e poderosas interessadas em financiar projetos artísticos e literários) na vida de um artista.

 

Por Douglas Ferreira com informações do Informe Baiano