Por Douglas Ferreira
O Piauí se destacou no Enem deste ano, obtendo seis redações com nota máxima de 1000. O Estado figurou entre os cinco com as maiores notas no Enem 2023, ao lado do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, com seis, e de São Paulo e Rio de Janeiro, que tiveram sete candidatos cada com a nota máxima.
No nordeste três Estados não tiveram nenhum estudante com nota 1000. Ficaram de foram do ranking os Estados de Alagoas, Paraíba e o vizinho Maranhão.
A consulta para ver as notas foi liberada hoje, 16, revelando que 10% dos 60 melhores desempenhos na redação são de candidatos piauienses. No ano passado, apenas 18 candidatos em todo o país alcançaram nota máxima, sendo uma estudante do Piauí.
Com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, um total de 99.644 candidatos piauienses realizaram a prova no ano passado. O Ministério da Educação divulgou os resultados do Enem 2023 nesta terça-feira (16), com acesso às notas disponível na Página do Participante.
O Sisu estará aberto para inscrições de 22 a 25 de janeiro, com uma única edição este ano. A superintendente da Educação Básica e Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, destacou que, em 2024, o Sisu terá um único edital, com ingresso possível tanto no primeiro quanto no segundo semestre. A Lei de Cotas no Enem 2023 traz uma novidade, permitindo que candidatos cotistas possam concorrer também na ampla concorrência com base em seu desempenho.