Por Wagner Albuquerque
O Piauí deve enfrentar um período de estiagem a partir do final de junho deste ano, especialmente na região do semiárido, que abrange as mesorregiões Sudeste e Sudoeste, incluindo cidades como Floriano, Canto do Buriti, Picos e Pio IX. A informação foi confirmada por Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH).
Sara Cardoso explica que a região já está começando a sentir os efeitos do fim do período chuvoso, com aumento da temperatura e baixa umidade, podendo atingir 39°C em agosto. Ela destaca que os meses de junho, julho e agosto estarão dentro das configurações de estiagem, especialmente para os municípios do semiárido piauiense. Embora alguns chuviscos isolados tenham sido observados recentemente, a climatologista ressalta que a tendência é que esses eventos se tornem cada vez mais raros com o passar do tempo.
O fenômeno La Niña pode começar a se estabelecer no segundo semestre, mas não trará chuvas imediatas, alerta Sara. Devido às mudanças climáticas, as temperaturas em maio já estavam um grau acima da média histórica, e esse padrão deve se repetir nas próximas estações. Apesar da possibilidade de chuvas no extremo Norte do Piauí durante o inverno, a expectativa geral é de temperaturas elevadas e baixa umidade, com potencial para novos recordes de calor em municípios como Alvorada do Gurgueia, São João do Piauí e Floriano.