Por Douglas Ferreira
A solidariedade tem sido a marca do Brasil diante das maiores enchentes já registradas no Estado do Rio Grande do Sul. De todos os cantos do país, brasileiros têm se mobilizado para ajudar as famílias afetadas, enviando água, alimentos e outros recursos essenciais. Muitos Estados já contribuíram com o envio de aeronaves e brigadistas para auxiliar nas operações de resgate.
O Piauí também está entre os solidários, com o governo estadual enviando uma equipe de bombeiros para prestar auxílio às vítimas dos temporais no Sul. Essa união e apoio mútuo demonstram a força e a compaixão do povo brasileiro em momentos de adversidade.
O Governo do Estado do Piauí, bem como outros Estados do Nordeste, está enviando ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, que enfrenta uma grande calamidade devido à enchente causada pelas fortes chuvas. Do Piauí, já foram destacados 10 bombeiros militares, uma aeronave, dois barcos e três pick-ups.
Em nota divulgada nesse sábado (4), o Corpo de Bombeiros do Piauí informou que se encontra à disposição para se juntar efetivamente à força tarefa humanitária no Estado sulista. A corporação aguarda orientações do gabinete de gestão de crise do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, para o envio consistente de recursos e de efetivo.
“O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM, tem sido responsável pela coordenação do envio de efetivo e de recursos dos demais Estados, através de seu gabinete de gestão de crises”, diz a nota do Corpo de Bombeiros do Piauí.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o estado já registra, ao menos, 66 mortes, 101 desaparecidos e 155 feridos. Já são 332 municípios afetados, de acordo com a última atualização de informações divulgada nesse sábado (4).